25/03/20

COVID 19 E A DIÁSPORA: João Costa, no Dubai

João Costa é natural do Porto e está a viver nos Emirados Árabes Unidos, nos últimos dias. João trabalha numa empresa espanhola sediada na Índia quando o surto de Covid-19 chegou ao país decidiu viajar para o Dubai para se juntar à família.

Na índia, o primeiro-ministro, Narendra Modi, pediu a todos os cidadãos que se isolem para conter a propagação do vírus no país com uma densidade populacional elevada.

Em entrevista à RUC, João Costa confessa que não tem “boas perspetivas” quanto às medidas tomadas pelo governo por serem tardias.

João Costa conta que a situação nos Emirados Árabes Unidos está mais “controlada” e “tranquila”, em relação à Índia. Quando aterrou no Dubai foi-lhe comunicado pelas Autoridades Locais que teria de ficar em quarentena obrigatória, uma das medidas tomadas pelo governo para conter o surto no país. Os filhos já estão em casa há cerca de 15 dias a ter aulas online, como explica.

A empresa espanhola na qual João Costa é diretor geral tomou as devidas precauções para enfrentar e conter o surto de Covid-19 nas sedes espalhadas pelo mundo. Na China, onde também têm uma sede e foi o epicentro desta pandemia, João Costa afirma que tinha conhecimento da eventual expansão do Coronavírus pelo mundo e do impacto que poderia ter na economia e nas famílias.

O conimbricense conta que tem conhecimento da situação em Portugal pelas notícias divulgadas nas redes sociais. Com quase toda a família a viver o isolamento aconselhado a todos os cidadãos pelo Governo português tem a perceção que os portugueses estão a seguir as medidas de prevenção contra a pandemia.

A RUC vai continuar a entrevistar portugueses no estrangeiro para mostrar como estão a reagir à pandemia mundial provocado pelo Covid-19, a diáspora lusitana pelo mundo.

Inês Morais

1
20
47
0
GMT
GMT
+0000
2020-04-06T20:47:37+00:00
Mon, 06 Apr 2020 20:47:37 +0000