23/03/20

Cultura através das redes sociais

A cultura está em stand bye nos palcos e espaços onde ela tem lugar por todo o país. Do teatro à música, muitos espetáculos têm sido cancelados, seguindo as orientações da Direção-Geral da Saúde. Mas nem todos se resignaram e viram nas redes sociais uma plataforma para fazer acontecer, por exemplo, concertos de música.

Por Coimbra, o V Ciclo de Concertos, organizado pela Associação Cultural CulturXis, que decorreria entre os dias 20 e 22 de março, foi adiado presencialmente para data a definir. No entanto, acontecerá virtualmente, de 22 a 29 de março, através da página de Facebook e da conta de Instagram do evento, segundo nos assegurou o presidente da direção da Associação CulturXis, Tiago Mendes…

O V Ciclo de Concerto de Coimbra levará obras de grandes nomes da história da música clássica, como Chopin, Mozart e Bach, para as redes sociais. Os concertos, de segunda a sexta-feira, têm início às 21h, e ao fim-de-semana às 18h.

Se a música clássica vai tomar as redes sociais a partir de dia 22, o teatro esteve na antena da RU( no passado dia 17 de março, às 15h e às 22h, com a peça “A Grande Emissão do Mundo Português”, encenada pela companhia de Teatro – Teatrão.

Em entrevista à Rádio Universidade de Coimbra, a diretora artística da referida companhia de teatro, Isabel Craveiro, regozija-se pela capacidade do meio artístico se reinventar em tempo de crise e garante que a parceria com a RU( fazia todo o sentido para fazer chegar o trabalho da companhia a miúdos e graúdos.

Neste momento a companhia de teatro conimbrincense tem a programação cancelada até dia 3 de abril, conforme pode ler-se nas redes sociais do Teatrão. Porém, Isabel Craveiro garante que a agenda da companhia teatral está a ser reformulada e que todo o staff está a trabalhar em casa, na organização administrativa da companhia e na dramaturgia da peça “Onde é a Arregaça?”, prevista para o final de junho.

O surgimento do COVID-19 fechou grande parte da população portuguesa em casa e confinou a cultura aos palcos virtuais.

Ana Carvalho

1
22
19
0
GMT
GMT
+0000
2020-04-06T22:19:37+00:00
Mon, 06 Apr 2020 22:19:37 +0000