19/03/20

Covid-19: “Temos um défice estruturante e assustador de enfermeiros no nosso SNS”

O número de infetados na região Centro atingiu hoje 74 casos, num total de 642 casos, em Portugal.

Em declarações à RUC, Ricardo Correia de Matos, presidente da Secção Regional Centro da Ordem dos Enfermeiros, aponta a falta de capacidade laboratorial como uma das causas do aumento exponencial do número de infetados por Covid-19, na região centro do país, uma vez que os laboratórios têm capacidade de fazer apenas cerca de 25 testes ao covid-19 por dia.

Sobre o número de possíveis enfermeiros afastados da atividade profissional por estarem infetados ou em quarentena a aguardar resultado, Ricardo Correia de Matos avança que é possível que mais de 100 enfermeiros estejam ausentes, apesar de afirmar que o levantamento oficial e rigoroso vai ser feito durante esta semana.

Ontem, foi decretado situação de calamidade, em Ovar, devido a um aumento dos casos infetados por Coronavírus. E hoje foi decretado “estado de emergência”, o profissional de saúde salienta que restringir a circulação de pessoas é essencial para controlar as cadeias de transmissão do covid-19. Segundo o boletim epidemiológico estão 24 cadeias de transmissão ativas, neste momento.

O profissional de saúde refere que estamos numa situação de fragilidade quanto ao Serviço Nacional de Saúde, com um défice grande no número de enfermeiros a prestar serviço e cuidados nos centros hospitalares.

O enfermeiro salienta a importância de criar o mais rápido possível “Centros Covid”, ou seja, infraestruturas separadas dos Hospitais para evitar que doentes infetados, suspeitos e profissionais continuem a circular, sem as medidas de proteção necessárias.

Ricardo Correia de Matos apela à importância da proteção adequada a todos os médicos e enfermeiros em situação de contacto com doentes confirmados e pessoas com sintomas suspeitos de coronavírus.

A entrevista na integra pode ser ouvida no mixcloud.

Inês Morais

4
16
35
0
GMT
GMT
+0000
2020-04-02T16:35:38+00:00
Thu, 02 Apr 2020 16:35:38 +0000