12/03/20

Plataforma utilizada pela UC para aulas à distância permitirá colocação de dúvidas

O segundo semestre para os estudantes da Universidade de Coimbra será certamente um semestre atípico a todos os níveis. De forma a dar resposta à pandemia do COVID-19″, a Universidade tomou várias medidas de caráter preventivo de forma a dar resposta ao “Corona Vírus”. Uma das primeiras decisões da Universidade de Coimbra passou pela suspensão das aulas presenciais e de eventos culturais.

No plano de contingência da UC está prevista a substituição das aulas presenciais por métodos digitais para promoção do ensino à distância, que estão a ser desenvolvidos neste momento. No programa Alvorada da Rádio Universidade de Coimbra, o provedor do estudante da UC, Paulo Peixoto, anunciou que a UC vai recorrer à plataforma Zoom.

FOTO: FDUC
Durante 15 dias pelo menos este será o cenário das salas de aula da Universidade de Coimbra.

A aplicação “Zoom” é uma plataforma de vídeo e audio conferência online. Paulo Peixoto refere que a grande maioria dos docentes já conhece a plataforma. Na perspetiva do docente da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), o “Zoom” é uma aplicação de “uso fácil” e de fácil instalação. O provedor do estudante da UC explicou ainda que a plataforma funciona diretamente desde o navegador mas que também pode ser utilizada via app.

O recurso a uma plataforma de vídeo e audio para aulas à distância faz recordar outros tempos. A telescola, sistema de ensino via televisão iniciado em 1965, funcionou no nosso país durante várias décadas. Paulo Peixoto explicou aos microfones RUC que o sistema a utilizar pela UC não será exatamente igual. O professor da FEUC garante que a interação entre professor e aluno será “muito razoável”. Além do recurso a “power-points” por parte dos professores, será possível colocar dúvidas durante as sessões.

A utilização da plataforma Zoom tem como intuito ajudar a ultrapassar a suspensão de aulas imposta pelo COVID-19.

Mas como é possível colocar dúvidas e estimular a interação de pessoas que estão separadas por centenas de quilómetros?

O provedor do estudante da UC referiu que não só é possível colocar dúvidas via “chat” como também é dada a possibilidade aos estudantes de “colocar o dedo no ar” tal como acontece nas aulas “presenciais” com recurso a um sistema virtual.

É de recordar que o Plano de Contingência elaborado pela UC, tem efeitos imediatos desde segunda-feira até a um período de pelo menos 15 dias. A suspensão de aulas prevista no plano que tem como intuito implementar medidas preventivas para contenção da propagação de COVID-19, não implica uma paragem absoluta das atividades. Seguindo essa ideia, Paulo Peixoto, frisou que os estudantes da Universidade de Coimbra “não estão de férias”.

Tomás Cunha

1
22
46
0
GMT
GMT
+0000
2020-04-06T22:46:59+00:00
Mon, 06 Apr 2020 22:46:59 +0000