10/03/20

Reitores das Universidades reuniram-se para debater medidas de combate ao COVID-19

Créditos: Bruno Castanheira

No dia em que a Direção-Geral de Saúde confirma a existência de 41 casos de Covid-19 em Portugal, os reitores de todas as universidades do país estiveram reunidos na Covilhã para analisar quais as medidas a adotar na contenção do vírus.

Fontainhas Fernandes, presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) afiançou que todas as instituições de ensino superior estão preparadas para dar resposta ao coronavírus.

A Universidade da Beira Interior (UBI), sediada na Covilhã, foi o local escolhido para reunir o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas. O referido organismo começou por rejeitar o encerramento generalizado das universidades, invocando que não existem razões de saúde pública que o justifique, posição partilhada pelo Conselho dos Politécnicos. Para Fontaínhas Fernandes, presidente do CRUP, “todas as instituições de ensino superior estão preparadas para dar resposta às exigências do novo coronavírus”.

O líder da CRUP afirmou ainda que as instituições vão apenas encerrar mediante indicações das autoridades de saúde. Amanhã é dia do Conselho Nacional de Saúde Pública reunir para avaliar a situação e, mediante os respetivos resultados, a que o CRUP promete estar atento, se saberão quais os próximos passos a dar.

Até ao momento foram encerrados estabelecimentos de ensino e edifícios onde foram identificados casos positivos de coronavírus. No entanto, e como medida de contenção do vírus, foi dada ordem, desde a passada segunda-feira, de suspensão das aulas presenciais e de eventos culturais na Universidade de Coimbra. No plano de contingência da UC está prevista a substituição das aulas presenciais por métodos digitais para promoção do ensino à distância, que estão a ser desenvolvidos neste momento.

Na sequência dessa suspensão também a Associação Académica de Coimbra suspendeu a realização de eventos culturais e desportivos, treinos e ensaios de secções culturais. Conforme se pode ler no Plano de Emergência da AAC, estão encerrados, por um período de 15 dias, “os convívios e espaços recreativos”, os eventos da Académica Start UC, o Campo de Santa Cruz, e suspensas todas as atividades de desporto universitário e de competições internas.

Daniel Azenha, presidente da Direção-Geral da AAC, avançou à Agência Lusa que no edifício da Rua Padre António Vieira a sala de estudo está encerrada e que o bar deixa de encerrar às 06h e passa a encerrar às 00 horas, com efeito a partir da madrugada de amanhã para quinta-feira.

Sobre o cancelamento da semana académica, Daniel Azenha disse ainda que é muito cedo para fazer prognósticos, atendendo a que a Queima das Fitas está prevista para maio, no entanto, não descarta a possibilidade de a cancelar, caso haja necessidade.

A Associação de Estudantes da Universidade da Beira Interior, por outro lado, viu-se na contingência de cancelar a respetiva festa académica, que estava agendada entre 25 e 28 de março. Em comunicado divulgado pela AAUBI a direção não avança novas datas, porém refere que se manterá atenta e que quando estiverem reunidas condições de segurança e saúde pública que possibilitem a realização do evento informarão a comunidade.

Depois do encerramento das Universidades de Lisboa, Coimbra e Minho, hoje foi a vez da Universidade da Beira Interior e do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) avançarem com a suspensão de todas as atividades letivas, culturais e desportivas.

No entanto, não foram só as associações académicas e as universidades a suspender atividades desportivas. Em comunicado enviado à RUC, a Associação de Natação de Coimbra e o município informam que foi adiado o TOREGRI 2 – Cadetes. Uma competição que ía decorrer na Piscina Municipal Rui Abreu, nos dias 14 e 15 de março, e que juntaria mais de 100 jovens.

Lembramos que o Governo recomendou, em todo o país, a suspensão de eventos em espaços abertos com mais de 5.000 pessoas, e de eventos à porta fechada com mais de 1.000 participantes.

Ana Carvalho

1
22
31
0
GMT
GMT
+0000
2020-04-06T22:31:13+00:00
Mon, 06 Apr 2020 22:31:13 +0000