10/03/20

Comissão Europeia alerta países para controlo de propagação do coronavírus

A Comissão Europeia, hoje, 10, num debate no Parlamento Europeu, apelou aos Estados-membros para implementarem medidas com o intuito de “conter de forma agressiva” o surto do novo coronavírus.

A comissária da Saúde, Stella Kyriakides afirma que as providências mais severas decretadas pelas autoridades devem ser escrupulosamente respeitadas, e que é uma prioridade controlar o vírus de forma a ganhar tempo para o sistema de saúde funcionar.

“Os Estados Membros devem manter-se focados para, agressivamente, travarem o vírus, particularmente, em casos na UE. Deve ser a nossa grande prioridade de forma a ganhar tempo para o sistema de saúde funcionar efetivamente e para a pesquisa.”

É crucial que os sistemas de saúde se prepararem e prossigam com os trabalhos de investigação em relação a tratamentos e vacinas.

A comissária admitiu que esta “não é uma situação fácil de viver”, mas destacou que “as decisões tomadas pelos Governos não são tomadas de ânimo leve” e “quando necessárias e justificadas, estas decisões devem ser levadas com vigor”.

“As medidas que estamos a ver estão a ter impactos nos nossos cidadãos, no seu quotidiano, na economia, e nos negócios. Não é uma situação fácil de viver e as decisões tomadas pelo governo não são tomadas de ânimo leve”.

O surto do COVID-19 interrompeu várias atividades no âmbito da sessão planetária de março que foi reduzida a um único dia devido à epidemia.

Leonor Rosa

1
20
09
0
GMT
GMT
+0000
2020-04-06T20:09:43+00:00
Mon, 06 Apr 2020 20:09:43 +0000