9/03/20

Comissão Disciplinar anula Eleições do Fiscal

Foto cedida pela TV/AAC

A Comissão Disciplinar da Associação Académica de Coimbra (CD/AAC) anunciou hoje, em conferência de imprensa, que o ato eleitoral do Conselho Fiscal (CF/AAC) foi anulado devido ao não cumprimento do Regulamento Eleitoral. Mariana Farinha, Presidente da Comissão Disciplinar, declara a “anulação do ato eleitoral”, que decorreu no passado dia 27 de fevereiro, e a “abertura de processo disciplinar a todos os responsáveis”.

O Presidente da Comissão Eleitoral (CE), Leonardo Fernandes foi “notificado pelos membros observadores da existência de mesas de voto irregularmente constituídas”, durante o dia de eleições, devido a falhas no número de delegados nas mesas de voto. Sendo que foram observados períodos em que as mesas de voto tiveram apenas um elemento de uma das listas, por exemplo.

Filipe Cavaleiro, membro da CD , avança que o presidente do CE não teve em consideração o conselho dado pelos membros observadores para que no prazo de uma hora regulamentasse a situação, , numa reunião convocada no dia das eleições,

Houve incumprimento das normas quanto ao conteúdo das urnas, estabelecido em Regulamneto Eleitoral, desde material eleitoral trocado entre urnas, atas de encerramento dentro de urnas seladas e urnas violadas para obter as mesmas.

Sofia Marques, elemento da Comissão Disciplinar, esclarece que foi aberto processo disciplinar a todos os intervenientes no processo eleitoral para averiguar e investigar os responsáveis pelas falhas apresentadas do Regulamento Eleitoral.

As datas para a realização das próximas eleições do CF vão ser marcadas após a averiguação de responsáveis e posterior constituição da nova Comissão Eleitoral,como afirma Sofia Marques.

A Rádio Universidade de Coimbra tentou obter esclarecimentos da parte de Leonardo Fernandes, mas não teve resposta até ao momento.

Inês Morais

1
21
47
0
GMT
GMT
+0000
2020-04-06T21:47:15+00:00
Mon, 06 Apr 2020 21:47:15 +0000