5/03/20

Economia em debate na FEUC

O Conselho das Finanças Públicas estreou, no dia 4 de março, o Ciclo de Conferências 2020.

A primeira sessão realizou-se na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra(FEUC) e teve como tema ” Crescimento Económico e Produtividade em Portugal”.

Francisco Veiga, professor catedrático da Universidade do Minho, criticou as despesas do Estado.

Luís Campos e Cunha, ex-ministro das Finanças, comentou sobre o peso dos impostos na economia de crescimento.

Já Óscar Afonso, professor associado da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, refletiu sobre a quantidade de investimento físico que refere estar aquém do desejado e limitado devido à carga fiscal.

Foi também debatido o peso que o novo Coronavírus terá na economia portuguesa, ao qual, Luís Campos e Cunha se mostrou pessimista.

O professor catedrático da Universidade do Minho acrescenta que acredita que o impacto do surgimento deste novo vírus será menor do que nos outros países infetados, nomeadamente a China.

No âmbito da regionalização foram abordadas as diferenças entre a cidade do Porto e de Lisboa e da ineficiência de certos municípios que, na opinião de Francisco Veiga, se deveriam unir.

No final da sessão foi dada oportunidade ao público de colocar questões e comentários aos participantes.

A segunda conferência será no dia 18 de maio na faculdade de economia da universidade do porto e terá como tema “de que regras orçamentais necessitamos em portugal e na europa” e é aberta ao público.

Jéssica Santos e Filipa Ribeiro

1
21
37
0
GMT
GMT
+0000
2020-04-06T21:37:31+00:00
Mon, 06 Apr 2020 21:37:31 +0000