3/03/20

Festival de Moscovo TYPOMANIA chegou ao DEI da FCTUC

O Festival TYPOMANIA que começou em 2012, em Moscovo, depois de já ter passado por várias cidades russas, por países como a Hungria e Mongólia e ter os Estados Unidos no seu horizonte próximo, marca agora presença em Portugal, no âmbito das comemorações dos 25 anos do Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

A mostra intitulada “24+1: East West Post meets Coimbra” que dá corpo ao Festival está patente no DEI e alberga 24 pósteres da autoria de designers de referência mundial como Erich Brechbühl, Jumping He, Chae Byungrok, entre outros. A designação “+1” refere-se ao trabalho de alunos do DEI, que corresponde ao contributo de Coimbra para este Festival.

Oferecidos por Alexander Vasin o designer, fundador e diretor do TYPOMANIA ao DEI, os pósteres resultam de um desafio que foi colocado a designers de referência mundial, com o objetivo de pensar e questionar como os conceitos de Este e Oeste se inserem na sua realidade pessoal, social, cultural, ideológica, política ou geográfica.

A exposição foi inaugurada, ontem, 2. Em entrevista à RUC, o responsável pela organização do evento, João Couceiro, doutorando do Plano Doutoral em Ciências e Tecnologias da Informação falou sobre o compromisso em levar o Festival a outras cidades portuguesas e deixou alguns pormenores sobre a mostra.

João Couceiro entende que estas iniciativas são de grande importância, tanto para os alunos de Design e Multimédia, como para a Universidade de Coimbra (UC), uma vez que considera que, por um lado são um ‘input’ de relevo que chega do Lestepara Oeste da Europa. Acrescenta que podem ser um “output interessante” em sentido inverso.

O doutorando do DEI falou, ainda, do prémio que ganhou em 2019, pela sua participação no concurso de vídeo tipográfico inserido no Festival, onde apresentou o resultado da sua tese do mestrado em Design e Multimédia. A ligação que mantem com o Festival permitiu trazê-lo para a UC.

A inauguração da exposição foi antecedida pela palestra intitulada “Vodka—Rodchenko—Typomania. A short history of typography in Russia”, proferida por Alexander Vasin que, em entrevista à RUC, apresentou de forma breve o Festival TYPOMANIA, como uma festa para os participantes.

“O TYPOMANIA é o maior festival acerca de escrita e de letras na Rússia e eu e a minha mulher, Natalia, somos os fundadores e isto é como uma festa, como uma celebração, onde 8000 ou 9000 novos designers se encontram num lugar.”

Alexander Vasin mostrou-se surpreendido com o elevado nível de qualidade da tipografia em Portugal e referiu estar disponível para desenvolver mais atividades no país, caso a UC tenha interesse em colaborar.

“O nível da tipografia em Portugal é muito elevado, é realmente uma surpresa para mim. Eu conheço vários nomes, vários designers gráficos no vosso país maravilhoso e se a Universidade quiser cooperar, nós podemos fazer eventos interessantes como exposições, aulas, workshops.”

A exposição “24+1: East West Post meets Coimbra” que está localizada no 4º andar do DEI da UC pode ser visitada até 2 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h e tem entrada gratuita.

Ana Neves

1
21
09
0
GMT
GMT
+0000
2020-04-06T21:09:30+00:00
Mon, 06 Apr 2020 21:09:30 +0000