2/03/20

DG/AAC vai propor novos temas para discussão política em 2020

A Assembleia Magna da Associação Académica de Coimbra (AAC) reúne na segunda-feira, 2, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra. A ordem de trabalhos foi preenchida de assuntos relevantes como são a votação do Relatório Anual e Contas da Direção-Geral (DG/AAC) do mandato de 2019, a apresentação do Plano de Atividades e Orçamento para 2020, a apresentação da revisão de Estatutos da AAC ou a definição da estratégica política a desenvolver.

Em entrevista à RUC o presidente da DG/AAC, Daniel Azenha, revelou que vai apresentar uma nova estratégia para debate político ao longo do ano apoiado em três grandes temas: transição tecnológica; alterações climáticas e desigualdades. A intenção da direção é que o ano de 2020 seja dividido pelos três temas que são apresentados, discutidos e alvo de propostas de ação por parte da AAC.

Daniel Azenha admitiu que a estratégia tem como objetivo atrair os estudantes pela discussão de temas mais abrangentes e com maior exposição mediática nacional. Este reforço temático da politica da AAC quer ir além dos temas da propina e da ação social que, hoje em dia, não demonstram ser mobilizadores da massa estudantil.

Reunir os velhos e captar os novos

A proposta para o debate alargar o debate político não está incluída no Plano de Atividades para 2020, informou. Desse plano fazem parte a apresentação do Conselho Rui de Alarcão que pretende juntar em reunião e debate antigos presidentes da DG.

Outra novidade, considerada estratégica pelo dirigente, é a aproximação aos estudantes do ensino obrigatório através do programa “AAC on Tour” (nome provisório).

Daniel Azenha apelou à participação dos associados e preveniu que estes momentos são importantes para que todos se possam inteirar da situação, intervir, e fazer parte ativa da gestão da AAC . A Mesa da Assembleia Magna pede a comparência antecipada dos associados para que o quórum se verifique no momento da primeira chamada. Os documentos que vão estar em análise são disponibilizados no sitio da internet da assembleia magna no separador atas e documentos até 2 dias antes da reunião.

Cantina Amarela abre com social “perto do dia do estudante”

Na entrevista ao dirigente associativo foi referida ainda que a Cantina Amarela vai abrir com prato social durante o mês de março. Daniel Azenha garantiu que a intenção da reitoria é ter o espaço a funcionar em data próxima ao dia 24 de março.

A intenção da reitoria em abrir a cantina com prato social no mês de março foi confirmada pelo próprio reitor da UC, Amílcar Falcão, durante a cerimónia oficial dos 730 anos da instituição que aconteceu no domingo, 1 de março.

André Jerónimo

1
21
18
0
GMT
GMT
+0000
2020-04-06T21:18:08+00:00
Mon, 06 Apr 2020 21:18:08 +0000