29/02/20

Três estreias em concerto de início da Semana Cultural brindam com “ousadia” aos 730 anos da UC

Fotografia: UC | Video Mapping – Universidade de Coimbra

O Concerto de Abertura da 22ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra – “Universis: 730 anos da Universidade de Coimbra” – terá lugar no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), no dia 1 de Março, pelas 21h30.

A  Orquestra Académica da Universidade de Coimbra (OAUC) vai contar com a presença do Coro Misto da Universidade de Coimbra e Orfeon Académico de Coimbra na obra “Universis”, uma encomenda da Universidade de Coimbra ao maestro Luís Cardoso, uma das estreias absolutas.

Do programa do concerto constam três obras para Orquestra Sinfónica. A primeira, “Little Ouverture”, foi oferecida à OAUC pelo maestro Carlos Firmino e é também uma estreia absoluta. O maestro da OAUC, André Granjo, contou à comunicação social,  presente no ensaio realizado na  última quinta-feira, 27, um pouco da história da obra.

A segunda peça do programa, composta por Luís Cardoso foi encomendada pela UC para celebrar os 730 anos da Universidade. “Esta obra intitula-se “Universis” e é uma cantata para soprano solista, coro e orquestra em que o texto são excertos da carta de D. Dinis da criação da Universidade”, explicou André Granjo. “Vai ser o prato principal”, realçou o maestro da OAUC.

“A última peça do programa é uma estreia europeia da obra ‘Ecstatic Waters’ do norte-americano Steven Bryant”, e vai introduzir a eletrónica no concerto. Uma forma de homenagear o tema “Ousadias” da Semana Cultural da UC, revelou o maestro da OAUC, 

Ontem, sexta-feira, 28, na conferência de imprensa de apresentação do concerto, o vice-reitor, Delfim Leão sublinhou o envolvimento dos estudantes da UC na construção do que se pretende definir para a Cultura na Universidade. “730 anos não se fazem todos os dias mas não basta evocar o passado”. De acordo com o vice -reitor, “a velha senhora tem a todo o momento de se reinventar” e ter a “ousadia de dar voz àqueles que a todo o momento a constituem”.

Os maestros Carlos Firmino e Luís Cardoso foram os convidados do programa Perfil de 25 de fevereiro de 2020.

O Culturama da última terça-feira, 25, esteve à conversa com Eduardo Ribeiro e Joana Sayal da Comissão Organizadora da Orquestra Académica da Universidade de Coimbra.

Isabel Simões

1
22
25
0
GMT
GMT
+0000
2020-04-06T22:25:08+00:00
Mon, 06 Apr 2020 22:25:08 +0000