21/02/20

“Conhecimento em Tempo de Fake News” é foco em debate no TAGV

O Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) promoveu na última quarta-feira (19) uma sessão de debate sobre o tema “Conhecimento em Tempo de Fake News”. O evento faz parte do ciclo “Linhas Cruzadas: O Espaço Público em Debate”, o qual é composto por sessões de debate mensais sobre temas da atualidade.

O historiador e professor da Universidade de Coimbra, Luís Trindade, ao intervir no debate, abordou a relevância de compreender o público para compreender o problema das fake news. Segundo ele, “grande parte do efeito de uma mentira noticiosa depende do sujeito que a recebe. E, portanto, parte da compreensão do problema está não tanto na emissão das mentiras, mas na compreensão da sociedade que as recebe.”


A investigadora da Universidade Nova de Lisboa e jornalista, Carla Baptista, concordou com o historiador e acrescentou que todas as pessoas que partilham informação na Internet estão sujeitas à regulação, tal como determinado pela Comissão Europeia.

A jornalista, todavia, diz que as soluções que estão a ser pensadas “são muito de base tecnológica (…) quando o problema é muito mais complexo do que isso e tem a ver com a tal predisposição que hoje as pessoas têm para não sancionar a mentira, pelo contrário, até promover a nós.”


Carla Baptista ainda referiu a função do jornalismo em relação ao que chamou de discursos populistas, de forma a contê-los. Alegou que é preciso oferecer um relato jornalístico mais ponderado e distanciado.


O debate foi moderado pelo diretor do Centro de Documentação 25 de Abril, Rui Bebiano.

O ciclo “Linhas Cruzadas: O Espaço Público em Debate” é promovido pelo TAGV em conjunto com o Centro de Documentação 25 de Abril e a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.

A próxima sessão de debate acontece no dia 18 de março na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e tem como tema “Multiculturalidade, Identidade e Diálogo Inter-religioso”. Os convidados de tal debate serão o padre e teólogo Anselmo Borges e o filósofo e encenador João Maria André.

Catarina Vianna Pinho

1
21
23
0
GMT
GMT
+0000
2020-04-06T21:23:31+00:00
Mon, 06 Apr 2020 21:23:31 +0000