9/02/20

No Bot Olympics 2020 há robôs para todos

A 6ª edição do Bot Olympics está programada para decorrer entre 13 a 16 de fevereiro. A competição organizada pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e o Clube de Robótica da Universidade de Coimbra vem desafiar os conhecimentos e a imaginação dos jovens interessados nas áreas da eletrotécnica e da robótica mas também entrega o comando das máquinas aos que são só curiosos.

O coordenador geral do evento, Marco Silva, revelou em declarações à RUC que além das competições que se vão desenrolar ao longo dos quatro dias, Marco Silva destacou a atividade paralela que vai ter lugar no Alma Shopping a 15 de fevereiro. Esta atividade vai permitir ao público não participante experimentar vários robôs da competição

Se os curiosos podem experimentar os robôs da competição, os participantes vão usufruir de alguns momentos de lazer. Estão previstas atividades como uma visita aos espaços históricos da Universidade de Coimbra, um peddy paper e uma visita ao Exploratório de Coimbra.

Fonte: Facebook Bot Olympics

A edição deste ano conta com 140 participantes, com idades compreendidas entre 12 e 25 anos. Existem três provas a decorrer em simultâneo, uma para cada nível de ensino entre o Básico e o Superior, onde os participantes têm de encontrar maneira de atingir os objetivos requeridos.

Para as olimpíadas só é permitido o uso de robôs disponibilizados pela organização. Entre as máquinas existem modelos desenvolvidos no departamento universitário anfitrião.

A organização permitiu a inscrição de voluntários e mentores para dar auxílio aos participantes durante o evento, detalhou contou Marco Silva.

Fonte: Facebook Bot Olympics

De acordo com Marco Silva, o valor dos prémios a serem atribuídos ultrapassa os 3000 euros numa competição que vais ser avaliada por um painel de jurados composto por 3 profissionais da área da robótica, escolhido pela comissão de organização do BotOlympics.

O impacte ambiental do evento não foi esquecido e Marco Silva acrescentou que estão a preparar campanhas de sensibilização e a promover a redução de desperdícios que o evento possa gerar.

De 13 a 15 de fevereiro vão decorrer as primeiras três etapas do evento no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Universidade de Coimbra. A final do evento vai ter lugar no Alma Shopping no dia 16 de fevereiro.

Jorge Ribeiro, Liliana Baptista, Miguel Pereira

6
18
25
0
GMT
GMT
+0000
2020-02-22T18:25:32+00:00
Sat, 22 Feb 2020 18:25:32 +0000