23/01/20

Última oportunidade para inscrições no StarShip 2020

Starship 2020 é uma iniciativa da EIT Health em colaboração com diversas entidades académicas e parceiros industriais europeus no sector da saúde. A Universidade de Coimbra é uma das entidades académicas, e a única em Portugal, envolvidas na organização do programa. A Universidade conta também com a parceria do Instituto Pedro Nunes (IPN) de Coimbra.

O Coordenador de I&D e relações internacionais, Jorge Figueira, é o representante da Universidade de Coimbra no StarShip 2020. O programa visa promover a resolução de problemas reais na área da saúde e do envelhecimento ativo e encerra as candidaturas no próximo dia 31 de Janeiro. Em entrevista à RUC, jorge Figueira explicou que os problemas são previamente definidos pelas entidades empresariais parceiras do programa e depois dados aos candidatos selecionados que têm o desafio de desenvolver uma solução viável e inovadora.

Qualquer pessoa, de qualquer área de conhecimento pode candidatar-se. Jorge Figueira lista os requisitos que considera necessários à candidatura e que são pontos importantes e avaliados no processo de selecção.

Com duração de cerca de um ano, o programa está dividido em seis módulos: dois webinars (online) e quatro workshops de carácter presencial em diferentes países.

A cada candidato é atribuída uma bolsa que pode ir até aos 3000€ (sob condições) para fazer face aos custos relativos a viagens e alojamento.

Calendarização das diversas fases do programa StarShip 2020

No final do programa, aquando a apresentação do pitch final, é ainda atribuído um prémio simbólico às melhores equipas. Jorge Figueira refere, com orgulho, que há sempre um português entre as equipas vencedoras.

Jorge Figueira diz que a colaboração da Universidade de Coimbra no StarShip tem corrido bem e sente-se orgulhoso pelos resultados e pelo feedback que tem tido ao longo das três edições passadas.

Equipa de participantes do StarShip 2019.

Também os participantes e os parceiros industriais saem a ganhar de toda esta experiência. Segundo Jorge Figueira, enquanto as empresas beneficiam da possibilidade de lançarem novos produtos, os participantes ganham uma nova visão do mercado e uma percepção real da robustez das suas ideias.

Apesar da Universidade de Coimbra ser a única entidade académica portuguesa envolvida no StarShip, existem empresas portuguesas que são parceiras neste projecto. Entre elas, Jorge Figueira destaca a Bluepharma, a Glintt e a Nos.

Os interessados devem enviar o seu currículo e uma carta de motivação para [email protected] até ao dia 31 de Janeiro.

Liliana Baptista

6
18
55
0
GMT
GMT
+0000
2020-02-22T18:55:56+00:00
Sat, 22 Feb 2020 18:55:56 +0000