17/01/20

Carlos Cidade: “Estamos perante o maior, o melhor Orçamento que alguma vez Coimbra teve”

O Alvorada de hoje (17) contou com o comentário à atualidade por parte de Carlos Cidade, vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC).

Carlos Cidade, vice-presidente da CMC

Na última quarta-feira (15), em seguimento da reunião da CMC de segunda-feira (13), os vereadores de Coimbra aprovaram, após chumbo na Assembleia Municipal, o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2020. O texto segue, mais uma vez, para votação dos deputados de Coimbra na próxima semana. O novo documento, de acordo com o vice-presidente, não contém grandes alterações, mas apenas reforços do que já havia sido proposto anteriormente.

Carlos Cidade demonstrou lamentar os entraves para a aprovação do que chama de “o melhor Orçamento que Coimbra teve” e considera que o chumbo foi causado por “mesquinhez política”.

Também nesta semana, a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) anunciou que o Sistema Intermunicipal de Transportes, comum aos 18 concelhos do distrito de Coimbra e Mortágua no distrito de Viseu, deve começar a funcionar em 2021. A previsão é que o concurso seja lançado e concluído ainda neste ano. O orçamento previsto, ainda não aprovado, é de 2,4 milhões de euros.

Segundo Carlos Cidade, a medida, junto de outras iniciativas, como o Metrobus, que tem previsão de começar a operar em 2021 de forma faseada, e a retoma do sistema de Ecovia para servir a alta da cidade, em parceria com a Universidade de Coimbra, irá possibilitar uma “revolução em termos de transporte e de sustentabilidade” na região.

O vice-presidente da CMC, que é responsável pelo pelouro de Espaços Verdes e Jardins, anunciou que está em desenvolvimento um projeto de construção de um novo espaço verde em Coimbra, na região de Celas. De acordo com Carlos Cidade, o espaço teria ligação com as piscinas de Celas, cujo concurso para reabertura está a ser preparado pela autarquia.

Na área do desporto, pelouro também de responsabilidade de Carlos Cidade, o vereador anunciou que a autarquia trabalha na preparação da construção de um novo campo de golfe em Coimbra, face ao crescimento do turismo na região.

O vereador destacou ainda eventos que vão acontecer em Coimbra no decorrer do ano: o Campeonato da Europa Sub-17 de Rugby, em março, e o Campeonato do Mundo de Triatlo, em junho.

No Alvorada de hoje, houve espaço para comentários sobre o Rally de Portugal, o aumento do turismo na Região Centro de Portugal, a situação da limpeza em Coimbra, entre outros temas. O comentário completo está disponível abaixo:

Bibiana Garcez e Isabel Simões

6
19
23
0
GMT
GMT
+0000
2020-02-22T19:23:33+00:00
Sat, 22 Feb 2020 19:23:33 +0000