15/01/20

Coimbra assinala os 25 anos da morte de Miguel Torga

Câmara Municipal de Coimbra (CMC) organizou um roteiro de iniciativas por Coimbra. Homenagem ao escritor e poeta é uma forma de recordar e divulgar o seu trabalho.

Nesta sexta-feira (17) completam 25 anos da morte de Miguel Torga. O escritor que viveu durante anos na cidade de Coimbra vai ser homenageado pela CMC através de atividades por toda a cidade. A vereadora da cultura, Carina Gomes, contou os planos da homenagem.

A decisão da Câmara de Coimbra de assinalar a data surgiu do facto de Miguel Torga ser um dos grandes vultos da literatura portuguesa e da poesia. A celebração “não poderia passar em branco”, afirmou a vereadora. A homenagem tem como objetivo recordar e divulgar as obras e a vida do escritor.

As atividades do dia 17, na Casa-Museu Miguel Torga, vão passar pela aclamação de poesia, uma exposição e uma sessão evocativa. No mesmo dia vai ser apresentado o Livro de Escrita “Quem quiser conhecer-me, leia-me”, produzido para assinalar os 25 anos da morte do escritor. A homenagem também vai contar com os especialistas Guilherme de Oliveira Martins e António Pedro Pita, que vão partilhar a sua perspetiva em relação à vida e dimensão política do poeta.

O programa apresenta iniciativas voltadas para o público infantojuvenil, através de visitas escolares organizadas e um roteiro com guia aberto a todo o público. Serão também transmitidas três sessões de cinema na Casa-Museu Miguel Torga com entrada livre, até o fim do mês de janeiro.

O programa estende-se até o dia 4 de fevereiro, quando a iniciativa chega ao fim com leituras das obras do escritor no Instituto Português de Oncologia.

Júlia Fernandes

7
6
10
0
GMT
GMT
+0000
2020-01-19T06:10:30+00:00
Sun, 19 Jan 2020 06:10:30 +0000