14/01/20

TAGV acolhe Beast um festival de curtas e uma longa sobre gente da Europa de Leste

Fotografia: RUC | Mafalda Lalanda

Extensão do BEast – Festival Internacional de Cinema chega ao Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) amanhã a partir das 18h30.

As fitas da Europa mais a Leste regressam ao TAGV numa seleção de curtas-metragens de comédia que espelham o sentido de humor de países dos Balcãs e do Báltico pós-comunista. Há também lugar para serem apresentados os três filmes vencedores da 3.ª edição do BEAST que decorreu no Porto, em outubro do ano passado.

Dar a conhecer ao maior número de pessoas, não só o cinema contemporâneo dos Balcãs e do Báltico, como a região nas suas diversas vertentes societais é um dos objetivos. André Lameiras, elemento da organização, esteve à conversa no Culturama desta tarde sobre o que se pretende com o Beast.

Em 2020 o festival vai entrar na quarta edição. Tudo começou com dois amigos, um português e um romeno que viveu na polónia. Gostaram de viajar juntos pela Europa de Leste. Ao chegarem a Portugal apercebem-se que o “desconhecimento” sobre aqueles países “é muito grande”, contou André Lameiras.

Ao TAGV chega uma extensão da terceira edição que teve como foco a Lituânia. Pelas 18h 30, acontece a primeira de duas sessões. À fita “Onde Coisas, Onde Pessoas Desaparecem” do lituano De Jore Janaviciute, segue-se a curta As Irmãs do polaco De Michal Hytros. Por último é projetado O Rasto da Codrina do romeno De Robert Lawrence.

André Lameiras destaca o filme polaco “As Irmãs” em que os dias das vidas de um grupo de freiras nos conventos nos mostram quão divertida pode ser a monotonia.

A partir das 21h30 acontece a segunda sessão. Vão ser projetadas “curtas tragicómicas” que vão desvendar “um lado bem alegre e divertido da Europa de Leste”. Pelo ecrã do TAGV vão passar três filmes da Roménia: A Night in Tokoriki, California e Offstage.

Fotografia: Sítio da Internet do Beast

André Lameiras contou que o interesse do público tem crescido e é muito variado. Assistem ao Beast desde universitários, a alunos de multimédia do secundário até gente de mais idade.

O BEAST – Festival Internacional de Cinema, continua amanhã quinta-feira (16) , desta vez com a exibição do filme “O Espaço Além: Marina Abramović no Brasil” de Marco Del Fiol.

Em 2020 a primeira extensão do Beast acontece em Coimbra no TAGV. Depois, a caravana itinerante leva as curtas a outras localidades do país para divulgar os novos talentos da Europa de Leste.

Isabel Simões e Teresa Borges

7
4
09
0
GMT
GMT
+0000
2020-01-19T04:09:22+00:00
Sun, 19 Jan 2020 04:09:22 +0000