13/01/20

Somos Coimbra: Câmara Municipal deve “explicações” aos munícipes sobre educação

Ana Bastos, José Manuel Silva, Isabel Maia e Rui Soares

O movimento Somos Coimbra (SC) considera que o executivo socialista da Câmara Municipal da cidade deve “explicações” aos munícipes por não ter escolas com intervenção na reprogramação do programa Portugal 2020.

Em conferência de imprensa realizada esta manhã (13), a responsável pela educação do movimento, Isabel Maia, clarificou que a posição do movimento SC “é um alerta”.

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, contemplou uma verba de 47 milhões de euros para investimento no Parque Escolar da Região Centro, através da reprogramação do Portugal 2020. Segundo o SC, no Município de Coimbra apenas o Agrupamento Escolar do Loreto tem uma quantia atribuída nesta reprogramação dos fundos comunitários. A comunicação social local divulgou a lista de escolas do parque Escolar da Região Centro que vão ser intervencionadas.

O coordenador do SC, José Manuel Silva, enumerou as escolas que no Concelho de Coimbra necessitam de intervenção urgente.

A reprogramação do Portugal 2020 na área da educação tem sido sinalizada ao governo pelas comunidades intermunicipais. Tendo sido atribuídas verbas a diversas câmaras da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Isabel Maia considera não ter havido “lapso” por parte da CMC e aponta razões.

A descentralização de competências na área da educação foi aceite pela Assembleia Municipal de Coimbra. José Manuel Silva teme que o pacote financeiro que vai acompanhar a descentralização e que ainda está a ser negociado não seja suficiente. O coordenador do SC considera que as expectativas dos munícipes de Coimbra para a área da educação “estão a ser goradas”. Exemplifica com a demora em resolver os problemas da Escola Secundária José Falcão que, como outras, necessita de obras urgentes.

O SC recordou que o Conselho Municipal de Educação continua sem reunir e que Coimbra não tem uma Carta Educativa atualizada.

Isabel Simões 

7
4
34
0
GMT
GMT
+0000
2020-01-19T04:34:07+00:00
Sun, 19 Jan 2020 04:34:07 +0000