13/01/20

CIM da Região de Coimbra vai solicitar ao Governo construção de aeroporto na Região Centro

Ampliar a pista do Aeródromo Municipal Bissaya Barreto para “aviões pesados” comporta “um custo incomportável” pelo que o presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, advoga a construção de um novo aeroporto a localizar “a sul de Coimbra e a norte de Leiria”.

Na próxima quarta-feira, dia 15 de janeiro, uma delegação dos municípios que constituem a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC) reúne com o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, a fim de negociar a localização de um aeroporto na Região Centro, revelou o presidente do Município de Coimbra durante a reunião do executivo de hoje (13).

Transformar a Base Aérea de Monte Real num aeroporto civil já foi uma opção credível para o presidente da CMC, com o tempo, a posição do autarca foi mudando. A transformação do Aeródromo Municipal Bissaya Barreto em Aeroporto internacional foi uma promessa de campanha autárquica de 2017 de da recandidatura de Manuel Machado.

Após a reunião do executivo, à comunicação social, o autarca explicou as razões para a necessidade de um aeroporto na Região Centro que sirva a população e o acréscimo de turismo.

O Aeródromo Municipal Bissaya Barreto continua a ter interesse para o Município, quer para a indústria aeronáutica, quer para a Proteção Civil e para pequenos aviões, afirmou Manuel Machado.

O presidente da CMC não se comprometeu com uma nova localização para um aeroporto da Região Centro. Admitiu ainda, que sejam estabelecidas diligências com outras comunidades intermunicipais para além da CIM RC.

Um estudo promovido pelo executivo da CMC e realizado por Manuel Queiró aconselhou a construção num local próximo do “nó de Soure”.  A comunicação social local deu conta, nos últimos dias, das conclusões do estudo solicitado pela autarquia de Coimbra à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). O estudo da FCTUC forneceu argumentos a Manuel Machado para ponderar a promessa de campanha. 

Isabel Simões e Rui Rodrigues

7
4
07
0
GMT
GMT
+0000
2020-01-19T04:07:25+00:00
Sun, 19 Jan 2020 04:07:25 +0000