31/12/19

José Manuel Silva “O PS deve apresentar rapidamente um novo orçamento na Assembleia Municipal”

José Albino, Ana Bastos, José Silva, Filomena Girão, Isabel Maia e Bernardo Albuquerque

O movimento  Somos Coimbra (SC) promoveu uma conferência de imprensa na tarde de segunda feira (30), com o objetivo de “justificar a todos os conimbricenses” a razão do seu voto contra as propostas de Orçamento e das Grandes Opções do Plano (GOP)”. Estiveram presentes na mesa José Manuel Silva e Ana Bastos, vereadores da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) do SC bem como Filomena Girão, líder da bancada do SC na Assembleia Municipal (AM).

José Manuel Silva afirmou que  em mais de dois anos de mandato, o SC votou a favor  de 75% das deliberações do Executivo camarário e da Assembleia Municipal, absteve-se em 14% e rejeitou as restantes 11%.

O líder do SC considera que o Executivo camarário foi eleito, em Outubro de 2017, por 35% dos votantes, o que segundo o vereador equivale a dizer que apenas um terço dos munícipes de Coimbra que foram às urnas disseram que queriam esta governação. O líder do movimento autárquico afirmou que seria de esperar que “o executivo informasse, ouvisse, discutisse as suas propostas com a oposição que, no conjunto, representa os restantes dois terços da população coimbrã, o que jamais aconteceu.”

José Manuel Silva sublinhou que a Assembleia Municipal não tem poderes para proceder a qualquer alteração às propostas de GOP ou Orçamento. Neste contexto, José Manuel Silva defendeu que antes da elaboração das GOP e do Orçamento, os executivos devem promover a sua discussão com todos os grupos parlamentares auscultando sensibilidades, recolhendo sugestões.

O vereador do SC reafirmou que, ao contrário do que tem sido dito, não está nem nas mãos da oposição e nem das da Assembleia Municipal apresentar novas propostas porque a lei vigente não o permite. Para José Manuel Silva o cumprimento daquele dever é responsabilidade  do Executivo socialista da CMC a quem, na sua opinião, basta dialogar seriamente com as restantes forças políticas. O líder do movimento autárquico SC espera que o executivo da CMC  apresente uma nova proposta de Orçamento à Assembleia Municipal.

José Manuel Silva afirmou ainda que o executivo da CMC devia seguir o exemplo do secretário geral do Partido Socialista (PS), António Costa, que criou maiorias e pontes. Para o vereador do SC na CMC o PS em Coimbra tem de mudar a sua forma de fazer politica.

José Manuel Silva em resposta a perguntas de jornalistas considerou que seria muito limitativo gerir o município em duodécimos com o início da descentralização. Para o lider do movimento Somos Coimbra seria muito grave se o PS não viesse apresentar rapidamente um novo orçamento.

Rui Rodrigues

7
4
07
0
GMT
GMT
+0000
2020-01-19T04:07:57+00:00
Sun, 19 Jan 2020 04:07:57 +0000