11/12/19

Alexandre Carvalho: “Falta vontade política”

O Alvorada desta quarta-feira (11) contou com comentário à atualidade por parte de Alexandre Carvalho, professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e deputado da Assembleia da Freguesia de Santo António dos Olivais pelo movimento Cidadãos por Coimbra.

Alexandre Carvalho

O Orçamento e Grandes Opções do Plano dos Olivais para o próximo ano foi chumbado em Assembleia no último dia 5 de dezembro, com votos contrários das bancadas da CDU e dos movimentos Somos Coimbra e Cidadãos por Coimbra (Cpc). Foram quatro votos a favor e seis abstenções. De acordo com o comentador, que é membro do CpC, a motivação para o posicionamento foi o “desrespeito do estatuto de oposição”. Uma nova Assembleia, em regime extraordinário, acontece na próxima semana, quando o orçamento deve ser aprovado. 

Ainda no âmbito local, resultados do projeto MOBI-AGE, conduzido por investigadores de Coimbra e do Porto com financiamento do MIT Portugal e da FCT, apontaram para dificuldades de acessibilidade para os idosos na região da Alta de Coimbra. Os principais problemas centram-se no mau estado dos pavimentos e passeios, na ausência de corrimãos e na falta de um sistema de transportes eficaz na região. Para Alexandre Carvalho, este não é um problema novo e não falta conhecimento sobre isto – falta, na sua avaliação, vontade política. 

Alexandre aponta também para uma dependência das freguesias, e, neste caso, da União de Freguesias de Coimbra, “da boa vontade da Câmara Municipal de Coimbra”.

No que toca às notícias internacionais, o jornal estadunidense The Washington Post divulgou um conjunto de documentos e entrevistas sobre a guerra no Afeganistão. O material faz parte de um projeto governamental chamado “Lições Aprendidas” e desmente posicionamentos do próprio Estado durante estes 18 anos. Carvalho destaca que a presença estadunidense no Afeganistão não tinha um objetivo específico desde o princípio, o que fica mais claro à luz das novas informações.

Sobre as eleições gerais no Reino Unido, que acontecem nesta quinta-feira (12), Carvalho aposta na vitória de Boris Johnson, atual primeiro-ministro. Há pressão internacional pela resolução da questão do Brexit – o presidente francês, Emmanuel Macron, disse desejar “avançar rapidamente” no processo assim que forem divulgados os resultados do pleito. 

No programa de hoje, ainda houve tempo para comentar a situação da Quinta da Maia, em âmbito local, os projetos de lei referentes aos direitos laborais dos advogados em discussão no Parlamento, no plano nacional, assim como o acordo de livre comércio firmado entre México, Estados Unidos e Canadá, e manifestações do presidente brasileiro Jair Bolsonaro, entre as notícias internacionais. A rubrica Abrimos o Baú, produzida por Rui Rodrigues, recuperou os acontecimentos da data através dos anos. 

Bibiana Garcez

4
15
28
0
GMT
GMT
+0000
2020-04-02T15:28:37+00:00
Thu, 02 Apr 2020 15:28:37 +0000