27/11/19

Jorge Gouveia Monteiro: “A Baixa é um exemplo de incúria municipal”

O comentário à atualidade de hoje (27) contou com a presença de Jorge Gouveia Monteiro, coordenador do Movimento Cidadãos por Coimbra e antigo vereador da Câmara Municipal de Coimbra (CMC). 

Na última terça-feira (26), a Rua Direita, na Baixa de Coimbra, teve de ter o acesso restrito, em razão do destelhamento de um prédio no local. O comentador considera que “a Câmara devia multar à si própria” por permitir que um episódio como este ocorresse. Para além disso, Jorge Gouveia Monteiro destaca a importância da aquisição de prédios na região, por parte do poder público, como uma forma de revitalizar a Baixa. Ele vê com bons olhos, neste sentido, a possibilidade de a CMC comprar o Salão Brazil, importante espaço de cultura na cidade.

Seguindo no tema da cultura, Coimbra prepara a sua candidatura para Capital Europeia da Cultura em 2027. O coordenador do Movimento Cidadãos por Coimbra entende que esta não pode ser uma “candidatura elitista”, e que deve passar também pelas iniciativas dos cidadãos, agentes culturais e grupos da cidade.

A rede de estabelecimentos e vizinhos da Praça da República, que está a formar-se, também foi tema do comentário de Gouveia Monteiro. De acordo com ele, é necessário unir-se: “A aldeia é pequena”, brinca. No próximo sábado, o grupo realiza um jantar de Natal.

Em âmbito nacional, as classes baixa e média são as que contratam mais seguros de saúde privado. Segundo a Marktest, em todo o país, são 31% dos cidadãos que acabam por investir em saúde para além do Sistema Nacional de Saúde, público. A pouca cobertura de médicos de família e a longa espera por consultas e cirurgias podem ser fatores relacionados. Para Gouveia Monteiro, há de se investir na permanência de profissionais em Portugal, para além de receber estrangeiros qualificados para trabalhar nas suas áreas. 

Ainda houve espaço para comentar o Festival Caminhos do Cinema Português, as obras do Metro Mondego, entre outros temas. A rubrica Abrimos o Baú, produzida por Rui Rodrigues, também teve tempo de antena neste Alvorada. 

O programa completo pode ser ouvido através do link abaixo:

Bibiana Garcez

7
15
56
0
GMT
GMT
+0000
2019-12-15T15:56:39+00:00
Sun, 15 Dec 2019 15:56:39 +0000