25/11/19

Assunção Ataíde: “A compra do Salão Brazil pela CMC é a notícia da semana”

O comentário à atualidade no Alvorada de hoje (25) ficou a cargo de Assunção Ataíde, presidente da Agência para a promoção da Baixa de Coimbra (APBC).

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) vai votar hoje a aquisição do edifício do Salão Brazil.

O site Casa Pronta anunciou que o prédio em questão seria vendido a um investidor privado pelo valor de um milhão de euros. Contudo, o município tem direito de preferência sobre o imóvel devido à localização do mesmo na Área de Reabilitação Urbana e em Zona Especial de Proteção do Património Mundial Classificado pela UNESCO da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia. Assunção Ataíde não escondeu a felicidade com a notícia. A presidente da APBC considera que a compra do prédio do Salão Brazil pela CMC é a “notícia da semana”.

Assunção Ataíde tomou posse enquanto presidente da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) no passado mês de outubro. A professora e proprietária da loja “A Camponeza” explicou no programa de hoje os objetivos da APBC para os próximos anos.

O antigo futebolista francês e campeão mundial e europeu, Lilian Thuram vai estar na Universidade de Coimbra, na próxima terça feira para uma conferência focada nas formas de combater as desigualdades e o racismo. Além da conferência que vai decorrer no Auditório da Reitoria, Lilian Thuram vai encontrar-se com estudantes do ensino secundário da Escola Secundária Avelar Brotero. Na opinião de Assunção Ataíde é muito bom que os jovens tenham contacto com exemplos como Lilian Thuram.

Celebram-se hoje 44 anos do golpe de 25 de Novembro de 1975. O golpe militar conduzido por uma fação das forças armadas fracassou o que levou ao fim  Processo Revolucionário em Curso , permitindo que se instaurasse em Portugal uma democracia pluralista, política e constitucionalmente baseada num regime semi-presidencialista, e economicamente baseada numa economia de mercado. O atual presidente da república chamou Ramalho Eanes para assinalar a data. Marcelo Rebelo de Sousa convidou o antigo Presidente da República para um encontro no dia em que se assinalam os 44 anos desde que Ramalho Eanes , então tenente-coronel, chefiou as tropas para travar uma tentativa de golpe militar. Assunção Ataíde recorda a imagem de Ramalho Eanes nesse dia. Na opinião de presidente da APBC o antigo Presidente da República é “a” figura representativa do 25 de novembro. Assunção Ataíde frisou ainda a importância do 25 de novembro na história recente portuguesa.

Tomás Cunha

7
15
32
0
GMT
GMT
+0000
2019-12-15T15:32:01+00:00
Sun, 15 Dec 2019 15:32:01 +0000