21/11/19

Impacto dos incêndios nos oceanos e proliferação de invasoras em análise no meet.Eco Coimbra

Fotografia UC

Núcleo de Estudantes de Biologia da Associação Académica de Coimbra (NEB/AAC) realiza o V Encontro de Ecologia (meet.Eco Coimbra). A iniciativa tem lugar no Departamento Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, nos próximos sábado e domingo, dias 23 e 24 de novembro.

A RUC esteve à conversa com a presidente do NEB/AAC, Joana Frazão. Do programa destacou duas das palestras de que não se tem falado tanto: “Aliens & Flames – o Estudo da Relação Entre o Fogo e Plantas Invasoras” por Mauro Nereu e uma outra sobre o impacto dos incêndios nos oceanos.

A realizar-se pela quinta vez, o encontro acolhe biólogos mas também associações e público em geral interessado pelas questões ambientais.O meet.Eco Coimbra surgiu para que os estudantes de biologia tivessem contacto com o que vem após o curso.

Este ano o NEB/AAC alargou o âmbito das palestras com a realização de oficinas e a projeção do documentário “Guadiana Selvagem” de Daniel Pinheiro. A projeção tem lugar no sábado (23), pelas 18h 30 no Anfiteatro III do Colégio de São Bento. A iniciativa é aberta ao público em geral. As atividades lúdicas também não foram esquecidas, lembra Joana Frazão.

Domingo, dia 24 é dia de Feira das Associações e de encontros com investigadores. Antes, na sexta-feira, dia 22, há lugar a uma tertúlia aberta ao público estudantil e não só onde se vai falar de expedições científicas. À conversa vão estar Jorge Paiva e José Paulo Sousa, pelas 21h30 no Departamento de Ciências da Vida.

O meet.Eco Coimbra conta com cerca de 90 participantes de todo o país. Palestrantes e workshops contabilizam entre 30 a 40 elementos. No encontro participam uma dezena de associações da área da ecologia bem como centros de investigação de referência de universidades. A Universidade de Coimbra está representada pelo MARE-Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Centro de Ecologia Funcional e pelo Jardim Botânico da UC.

O meet.Eco Coimbra oferece dois momentos ao público interessado: na sexta-feira, dia 22, pelas 21h30, a palestra sobre expedições científicas e a projeção do documentário “Guadiana Vida Selvagem” que acontece no sábado (23), pelas 18h 30 no Anfiteatro III do Colégio de São Bento. Rosinda Pimenta, vereadora da Câmara Municipal de Mértola, estará presente na projeção do filme.

Isabel Simões

7
15
45
0
GMT
GMT
+0000
2019-12-15T15:45:49+00:00
Sun, 15 Dec 2019 15:45:49 +0000