15/11/19

Eleições AAC: voto antecipado com pouca adesão

Decorreu ontem (14) o voto antecipado para as eleições dos novos corpos gerentes da Associação Académica de Coimbra (AAC). Entre as 9h30 e as 24h00, qualquer associado efetivo da Academia, com capacidade eleitoral, que tivesse feito a inscrição prévia, pode exercer o seu direito de voto. O processo aconteceu este ano pela primeira vez.

A adesão situou-se nos 0.23%, num universo eleitoral de 22758 votantes, com 53 inscrições. Desses, apenas 38 votaram ontem, antecipadamente.

O presidente da Comissão Eleitoral, João Bento, no programa Alvorada. O atual presidente da Mesa da Assembleia Magna (MAM), salientou a necessidade de analisar bem os números, visto que a percentagem é “ligeiramente superior que a obtida na mesma iniciativa nas Eleições Europeias”, e, nesse sentido, “foi uma aposta conseguida”. Apesar de um primeiro número de participações diminuto, a iniciativa é para manter, pois tem potencial para crescimento.

João Bento confirma que houve pessoas não inscritas que queriam ontem votar, apesar da necessidade de inscrição até ao passado dia 12. Uma situação que se tem vindo a repetir em anos anteriores, com estudantes a querem votar após o horário estabelecido.

O presidente da MAM sublinha que a divulgação do voto foi feita em todas as plataformas, mas continua a ser complicado chegar a todos os estudantes.

Em antevisão ao efetivo dia de eleições, marcado para terça-feira (19), João Bento afirma que o gradual desinteresse dos estudantes, ao longo da campanha eleitoral, é uma realidade. O presidente da MAM está ciente de que a taxa de abstenção de vai manter um problema, resultado do ciclo politico existente. Mesmo assim, acredito que um número considerável de eleitores vai voltar às urnas, fruto de um sistema de votação mais honesto.

Há duas listas para os dois órgãos centrais da AAC. A lista C – Académica Contigo, apresenta a recandidatura de Daniel Azenha à Direcção-geral (DG) e Leonardo Fernandes à MAM. Do outro lado, sob o mote Reerguer a Academia, a Lista R conta com Diogo Vale na DG e Nátali dos Santos como candidata à presidência da MAM.

A RUC vai acompanhar a contagem dos votos ao minuto, numa emissão especial, a ter inicio às 19h. Para ouvir nos 107.9 FM ou ruc.fm.

Teresa Borges

7
15
44
0
GMT
GMT
+0000
2019-12-15T15:44:42+00:00
Sun, 15 Dec 2019 15:44:42 +0000