28/10/19

Pedro Dias: “Jardim da Manga é uma obra de vanguarda e com uma simbologia extraordinária”

O comentário do Alvorada de hoje esteve a cargo de Pedro Dias, professor Catedrático aposentado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), na área de História da Arte.

O Colégio das Artes, casa do Departamento Arquitectura (DARQ) da Universidade de Coimbra (UC), localizado na alta da cidade, vai passar por um processo de requalificação avaliado em 10 milhões de euros. Está previsto que a intervenção inclua cobertura, fachada, galerias e reorganização do espaço, numa área de cerca de 900 metros quadrados. Pedro Dias lembrou os vários projetos que envolveram o colégio das Artes. O antigo professor da FLUC espera que a intervenção no edifício seja minimalista.

A terceira edição do Anozero – Bienal de Arte Contemporânea Coimbra, que decorre de 2 de novembro a 29 de dezembro, sob o tema “A Terceira Margem“, vai apresentar 20 obras comissionadas. Pedro Dias lembrou os Encontros de Fotografia organizados por Albano Pereira como exemplo a seguir pela organização do evento. O antigo docente universitário espera que a Bienal consiga em breve ser uma referência na área.

O Jardim da Manga está a ser alvo de reabilitação numa obra inserida nos trabalhos da Bienal de Arte Anozero. A reabilitação da antiga fonte do Mosteiro de Santa Cruz vai estar concluída a tempo da inauguração da bienal, no sábado. Pedro Dias lembrou o passado da obra. O professor de História de Arte considera que se trata de uma obra de “vanguarda” e com uma simbologia “extraordinária”. O especialista em história de arte destacou também a importância de reforçar a manutenção do espaço.

São várias as capitais mundiais onde se verificam tumultos metropolitanos que agitam os governos locais. Pedro Dias distingue as situações de Barcelona, Hong Kong e do Reino Unidos das restantes. O antigo professor da FLUC olha com muitas reservas para estas situações. Na opinião de Pedro Dias não é saudável resolver questões políticas com tumultos.

Tomás Cunha

6
1
50
0
GMT
GMT
+0000
2019-11-16T01:50:25+00:00
Sat, 16 Nov 2019 01:50:25 +0000