16/10/19

NED/AAC faz balanço positivo do debate para a Ordem dos Advogados e promete novos projetos

NED/AAC

A Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC) recebeu, no dia 14 de outubro, o debate entre os 6 candidatos a Bastonário da Ordem dos Advogados (OA), para o triénio 2020-2022.  O debate foi uma iniciativa do Núcleo de Estudantes de Direito da Associação Académica de Coimbra (NED/AAC), pela mão do recém-criado Gabinete de Orientação Política (GOP).

Em entrevista à RUC, e em jeito de balanço, o coordenador do Gabinete de Orientação Política, Filipe Ferreira afirmou que a forte adesão do público estudantil cumpriu as expectativas delineadas.

Filipe Ferreira e Pedro Marques Dias (NED/AAC)

Já o o presidente do NED/AAC, Pedro Marques Dias, realçou a importância dos temas abordados e o foco especial nos problemas dos advogados-estagiários, esperando que a discussão tenha esclarecido todos os interessados.

Filipe Ferreira admitiu ainda que trazer os 6 candidatos a Bastonário foi um grande desafio logístico para a equipa do NED/AAC.

Sobre os temas em maior foco na eleição, Pedro Marques Dias acredita que existem 2 questões vão ter um maior peso na decisão dos associados – as contribuições para a CPAS (Caixa de Previdência dos Advogados e Solicitadores) e as alterações no Regime de Acesso ao Direito e aos Tribunais.

O debate procurou ter um foco maior nos problemas que afetam os mais jovens, ou seja, os advogados-estagiários. Por isso alguns das questões debatidas incluíram a prova de agregação, os custos de entrada e a possibilidade de introdução do grau de Mestre como critério de entrada na Ordem.

Sobre a possibilidade de exigência do Mestrado aos que se candidatam à Ordem dos Advogados, o presidente do NED/AAC sublinha que existe uma diferença substancial entre uma licenciatura pré e pós Bolonha. Avança que uma possibilidade a ter em conta seria a criação de um Mestrado Integrado.

Depois de se ter estreado nos grandes eventos, o Gabinete de Orientação Política prepara já novos desafios. Filipe Ferreira realça o papel que o maior NED/AAC quer ter também dentro da Faculdade.

A eleições para a Ordem dos Advogados realiza-se nos próximos meses. Os seis candidatos a Bastonário da OA incluem o atual bastonário Guilherme Figueiredo, o professor de Direito de Lisboa, Luís Menezes Leitão, e os advogados Varela de Matos, Isabel Mendes Silva, António Jaime Martins e Ana Luísa Lourenço.

Joana Gomes

6
1
28
0
GMT
GMT
+0000
2019-11-16T01:28:51+00:00
Sat, 16 Nov 2019 01:28:51 +0000