15/10/19

Fábio Luís: “Treinava junto do Éder. Como era mais velho dava umas dicas para ele”

Fábio Luís – O herói de Matosinhos em entrevista à RUC

Minuto 82, Estádio do Mar em Matosinhos. Oitavos de final da Taça de Portugal – Época 2011/12. Jogo? Leixões – Académica. O placar indicava 2-1 para a turma de Matosinhos, mas tudo iria mudar. No banco da Académica está Pedro Emanuel. Central de carreira, o antigo jogador do Porto e Boavista lançava agora um Ponta de Lança para tentar o empate na partida. Fábio Luís de seu nome. Lembram-se? Pois bem. 30 segundos, um toque na bola e golo. Está feito o 2-2 e dá-se o início da remontada.

No campeonato Fábio Luís não foi feliz. 17 jogos e 2 golos (Ambos para a Taça).

Em semana de Taça fomos procurar o “Herói de Matosinhos” e soubemos o quê que Fábio Luís anda a tramar aos 36 anos. Depois uma longa carreira onde passou por clubes como São Caetano, o Porto Alegre ou os coreanos do Ulsan Hyundai, Fábio Luís pendurou as botas e trocou os relvados pelo agenciamento de jogadores. Teremos um novo Jorge Mendes na calha? Não sabemos, mas Fábio Luís começou a conversa ao não fechar a porta a possíveis negócios com a Académica. O jogador natural de Porto Alegre garantiu de forma divertida: “Vamos trabalhar nisso”.

Questionado sobre o tipo de jogador que Fábio Luís gosta o antigo avançado academista foi claro: “Gosto de jogadores Altos, fortes e rápidos. Com explosão” rematou Fábio Luís.

Fábio Luís fez 17 jogos pela Académica na época 2011/2012 e no final da época rumou ao São Carlos do campeonato Paulista do Brasil. Apesar da passagem curta, Fábio Luís não tem dúvidas: O avançado brasileiro frisou que foi muito feliz em Coimbra. Fábio Luís elege o jogo contra o Leixões como o ponto mais alto da sua carreira na cidade dos estudantes. O jogador brasileiro deixa ainda uma nota muito interessante no ar: Sem Fábio Luís não teria havido Jamor.

Estilo Puro. Reconhecem todos?

Muitos se recordam do golo de Marinho e do relato de Nuno Oliveira aos microfones RUC frente ao Sporting no Jamor. E o relato de Pedro de Almeida no Estádio do Mar? Entrada em campo de Fábio Luís, Adrien Silva cruza e voilá. GOLO da Briosa!

O Relato RUC do golo de Fábio Luís na voz de Pedro Almeida: 4 de dezembro de 2011

Com o empate alcançado o jogo foi empurrado para o prolongamento ou como Fábio Luís lhe chama: “A prorrogação”. E agora? 2-2 e uma equipa da Académica com a “carne toda no assador”. Em campo a Académica tinha: Adrien, Éder, Marinho, Diogo Valente e claro, Fábio Luís. Uma equipa de ataque que queria evitar o desempate por grandes penalidades. E assim foi. Minuto 99 da partida e Fábio Luís volta a fazer o gosto ao pé e faz o 3-2. O jogador brasileiro recordou o momento aos microfones RUC e admitiu: “Não é para todos”.

Antes de ser herói nacional, Éder foi colega de ataque de Fábio Luis

Apesar das boas memórias de Coimbra Fábio Luís guarda uma mágoa da passagem pela Académica. O jogador brasileiro admite que houve “falta de sequência de jogos”. Os 17 jogos souberam a pouco a Fábio Luís. O antigo ponta de lança não tem dúvidas: Poderia ter ajudado mais a Académica se tivesse tido mais oportunidades.

Fábio Luís recordou aos microfones RUC como Didier Drogba e o massagista da Académica lhe permitiram ganhar mais de 300 euros. O antigo avançado da Briosa lembrou uma aposta organizada pelo plantel na noite da final da Liga dos Campeões 2011/12 entre Bayern e Chelsea. Com dinheiro emprestado pelo massagista do plantel e com um golo de Didier Drogba na Alianz Arena, Fábio Luís levou 300 euros para casa em vésperas da final do Jamor. Caso para afirmar: Faro para o golo e para o jogo!

Do plantel vencedor do Europeu 2016 três dos 23 convocados jogaram pela Académica na caminhada histórica até ao Jamor: Cedric jogou os 120 minutos frente ao Leixões e levou um cartão amarelo aos 76. Já Éder e Adrien foram decisivos. O médio formado no Sporting brilhou e fez um bis no Estádio do Mar. Já Éder, fechou as contas da noite com o 5-2 final. Ou seja, o herói de Paris fez dupla com o herói de Matosinhos. Fábio Luís recordou Éder como um amigo que deixou na Académica. Com a conversa centrada no atual avançado do Lokomotiv de Moscovo, Fábio Luís puxou dos galões e recorda que dava “dicas” a Éder. Será a razão do sucesso de Éderzito, ou como era conhecido em Coimbra: Ederbayor?

Uma foto: 3 campeões da EUROPA

“Ver o golo do Éder (contra a França) foi muito emocionante. Era um cara incrível. Eu era mais velho e dava algumas dicas ao Éder”

FÁBIO LUÍS

Depois da partida frente ao Leixões a Académica bateu o Aves por 3-2 nos quartos de final e depois a Oliveirense em duas mãos muito apertadas. Na final frente ao Sporting a equipa de Pedro Emanuel agigantou-se e bateu a equipa treinada então por Ricardo Sá Pinto. Fábio Luís não jogou a final, mas recorda-se bem da festa vivida em Coimbra. Fábio Luís recorda o carinho dos adeptos e lembra que até pessoas viu a escalar o “ónibus”.

FESTA RIJA:
FOTO DE CAPA: Fábio Luís

Com 36 anos e a residir em Guaíba no estado do Rio Grande do Sul, Fábio Luís admite que não acompanha muito Portugal. Contudo o antigo número “9” da Briosa não deixa de estar atento à Académica. Como prova disso é a fotografia de capa na rede social “Facebook” do antigo jogador onde é documentada a festa na noite da final do Jamor. Fábio Luís garante que a Académica vai ficar sempre na sua memória.

Com a conversa quase a terminar convidámos Fábio Luís para revisitar Coimbra e para quiçá beber uma cerveja com o pessoal dos Relatos RUC. Com o convite feito e com a entrevista terminada podemos ter uma certeza e lançar uma sugestão. Percebemos que não haveria “Herói do Jamor” sem Fábio Luís. Agora coloca-se a questão.

Sem as dicas de Fábio Luís a Éder, teria o antigo avançado da Académica conseguido bater Lloris na mítica final do Euro 2016? Não sabemos. O que sabemos é que a Académica regressa à competição no próximo sábado em encontro a contar para a Taça de Portugal, competição onde Fábio Luís foi tão feliz. Por isso não se esqueça! Académica vs Portimonense com transmissão RELATOS RUC quando forem 18:00 de sábado.

Tomás Cunha


6
1
31
0
GMT
GMT
+0000
2019-11-16T01:31:23+00:00
Sat, 16 Nov 2019 01:31:23 +0000