11/10/19

NED/AAC quer “encher a casa” com debate entre candidatos à Ordem dos Advogados

Decorre na segunda-feira, dia 14 de outubro um debate entre os candidatos ao cargo de Bastonário da Ordem dos Advogados (OA) para o triénio 2020-2022 na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. O debate é organizado pelo Gabinete de Orientação Política (GOP) do Núcleo de Estudantes de Direito da Associação Académica de Coimbra (NED/AAC). A RUC conversou com os organizadores do evento que reúne os seis candidatos a bastonário.

  1. António Jaime Martins;
  2. Isabel da Silva Mendes;
  3. Luís Menezes Leitão;
  4. Guilherme Figueiredo;
  5. Varela de Matos;
  6. .Ana Luísa Lourenço.

O presidente do NED/AAC, Pedro Marques Dias começou a entrevista por enaltecer a importância da Ordem dos Advogados enquanto estrutura no mundo jurídico. O estudante de direito tem por isso como expetativa “encher a casa” no debate da próxima segunda-feira.

O NED/AAC nasceu em 2000 e viu a sua estrutura aumentar de sete pelouros para oito no ano de 2019. Aos pelouros da Pedagogia, Saídas Profissionais, Relações Externas, Cultura, Gabinete de Apoio ao Estudante, Formação, Recreativo-Desportivo, a atual direção do NED/AAC, criou o Gabinete de Orientação Política.

Pedro Marques Dias explica os objetivos que levaram à criação de um novo pelouro no seio da estrutura do NED/AAC. Para o presidente do Núcleo de Direito o objetivo do GOP é valorar a opinião dos estudantes e trazer a discussão sobre assuntos do mundo jurídico para dentro da própria faculdade.

O Presidente do NED/AAC quer o auditório da FDUC cheio para o debate entre os candidatos à Ordem dos Advogados

Um dos coordenadores do novo pelouro do NED /AAC conversou também com a Rádio Universidade de Coimbra. Filipe Ferreira enumerou os temas que vão discutidos pelos seis candidatos a Bastonário da Ordem dos Advogados para o triénio 2020-2022.

  1. Precariedade dos Advogados: a autonomia técnica é uma farsa?
  2. Estágios: valor das propinas e emolumentos; necessidade de repetição em caso de chumbo no exame de agregação; estruturação do estágio, etc.
  3. Custas Judiciais: existirá uma justiça para a classe média?
  4. Outros Assuntos.

Filipe Ferreira espera que eventos como este consigam colocar o Núcleo de Estudantes de Direito da AAC no centro da discussão. Para o coordenador do Gabinete de Orientação Política é necessário que o núcleo ganhe relevância no quadro do direito em Portugal.

O NED/AAC deu o pontapé de saída na organização do debate no passado dia 20 de setembro com a receção ao atual Bastonário da OA, Guilherme Figueiredo e recandidato às eleições do próximo mês.

No final da conversa, Pedro Marques Dias lançou um apelo aos estudantes da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Para o presidente do NED/AAC é importante a presença dos estudantes no debate. Na opinião do estudante e líder estudantil, só com informação é possível compreender o mundo da advocacia e os desafios que este impõe.

O debate ocorre no auditório da FDUC na próxima segunda feira (dia 14) às 17:30. A moderação vai estar a cargo do professor Luís Vale e Reis da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e da jornalista RUC, Joana Gomes.

Tomás Cunha

1
20
54
0
GMT
GMT
+0000
2019-10-21T20:54:14+00:00
Mon, 21 Oct 2019 20:54:14 +0000