8/10/19

Jorge Gouveia Monteiro: “Quem governa não tem de perder votos”

Foto RUC

O comentário à atualidade no Alvorada de hoje (8) esteve a cargo do atual coordenador do Movimento Cidadãos por Coimbra (CpC) e antigo vereador da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Jorge Gouveia Monteiro.

O ex-vereador afirmou que se entende a pressa do Presidente da República na formação do novo governo por causa do Brexit e do próximo Conselho Europeu. Gouveia Monteiro afirmou que há desconcerto à direita pelo longo jejum de poder, extremamente penoso para PSD e CDS. Segundo o coordenador do CpC nesta eleições caiu o mito de que quem governa perde votos nas eleições seguintes.

Gouveia Monteiro defende junção de forças à esquerda. Segundo o ex autarca a CDU não consegue eleger deputados nas beiras e o BE consegue. Os eleitores CDU votam para o nacional mas sabem que não elegem ninguém do distrito. Gouveia Monteiro fez as contas e, se houvesse junção de forças do BE e CDU, essa força teria mais 3 deputados na região: 2 deputados em Coimbra, 1 em Viseu, 1 em Castelo Branco, 2 em Leiria e 2 em Aveiro na mesma.

O coordenador do CpC afirmou que com a alteração da “aritmética” o PS pode associar-se a qualquer uma das forças, BE ou CDU, mas considera importante para os socialistas comprometer as duas forças com o governo. Para BE e CDU seria, na opinião de Gouveia Monteiro, importante ter também o PS comprometido.

O antigo vereador da CMC comentou ainda outros temas locais como as obras na piscina de Celas, o Metrobus e o empreendimento Jardins do Mondego.

O comentário pode ser ouvido na íntegra aqui:

Rui Rodrigues

1
10
21
0
GMT
GMT
+0000
2019-12-09T10:21:41+00:00
Mon, 09 Dec 2019 10:21:41 +0000