6/10/19

LEGISLATIVAS ’19: Marta Temido: “A esquerda é grande vencedora destas eleições.”

No momento em que estavam apurados os resultados provisórios em 918 das 3.092 freguesias nas eleições legislativas de hoje, o Partido Socialista (PS) era o partido mais votado com 38,41% dos votos e zero mandatos. De acordo com os dados da Secretaria-Geral do Ministério de Administração Interna – Administração Eleitoral, o Partido Social Democrata (PSD) era o segundo partido mais votado, com 33,69%.

Para Marta Temido, a representante do PS pelo círculo eleitoral de Coimbra, os primeiros resultados apurados indicam não apenas um triúnfo do partido que representa, mas também uma “vitória” dos partidos de “esquerda” e uma derrota dos partidos da “direita”.

Os primeiros números apurados vão ao encontro das projeções dos resultados eleitorais divulgadas hoje por RTP, SIC e TVI (que dão a vitória ao PS nas eleições legislativas, com entre 34% e 40% dos votos, seguindo-se o PSD, com entre 24,2% e 31%), e tornam patente que Marta Temido (ao ser a cabeça da lista do PS por Coimbra) vai ter um assento garantido na Assembleia da República.

Marta Temido promete “fazer tudo para melhorar a vida” dos habitantes do distrito de Coimbra, principalmente nos domínios de acessibilidades, coesão territorial, e saúde.

Segundo as projeções de resultados que as televisões divulgaram pelas 20:00, após o encerramento das urnas nos Açores, quatro partidos poderão pela primeira vez ter representação parlamentar: Iniciativa Liberal, Chega, Livre e Aliança.

Enquanto o ato eleitoral ainda estava a decorrer, na tarde de hoje, o secretário-geral do PS, António Costa, afirmou que o seu partido nunca estabeleceu como meta eleitoral a conquista de maioria absoluta, contrapondo que a principal preocupação dos socialistas passa pela existência de estabilidade “qualquer que seja o resultado”.

Segundo Marta Temido, indepndentemente das convergências e divergências com outras forças políticas, a solução deverá ter em conta o impacto tanto sobre as políticas nacionais como internacionais (em particular, as europeias).

No momento de publicação deste artigo, além de Marta Temido, Pedro Coimbra também já teve o seu lugar na AR confirmado.

1
21
17
0
GMT
GMT
+0000
2019-10-21T21:17:12+00:00
Mon, 21 Oct 2019 21:17:12 +0000