4/10/19

Legislativas’19: Propostas do PAN para Coimbra e para o Ensino Superior

O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) apresenta-se a estas eleições com intenção de reforçar a posição na Assembleia da República e “conseguir implementar medidas” que concretizem uma “mundivisão de um mundo mais justo, harmonioso e ecologicamente equilibrado”, assim afirma o partido no manifesto eleitoral.

Em entrevista à Rádio Universidade de Coimbra, a cabeça de lista do PAN pelo circulo eleitoral de Coimbra, Sandra do Carmo, definiu como bandeiras para a região “duas ou três ideias”, além dos assuntos relacionados com os animais e a Natureza. A candidata falou da importância de ter uma rede de transportes a nível intermunicipal eficiente seja eficiente, da necessidade de reablitar mais infraestruturas escolares e de resolver defiitivamente a questão da maternidade na cidade de Coimbra.


Animais e Natureza

Sandra do Carmo referiu uma proposta de maior dotação de recursos para o canil municipal e a criação, ou ampliação, de “equipas qualificadas para intervenção e resgate animal”. Uma das preocupações que levam a esta proposta relaciona-se com o aparecimento de “matilhas de cães na cidade de Coimbra e outras cidades” que causam “grande alvoroço e algum medo na população em geral”. A candidata rejeita qualquer tipo de solução que passe pela “eliminação dos animas” e considera que o problema se deve resolver “de forma consciente, concertada”.

A candidata revelou ainda preocupação com “o abate de algumas árvores que tem ocorrido”. Reconhecendo que parte dessas ações acontecem em propriedade privada, Sandra do Carmo afirma que o “direito de propriedade privada tem limitações” e que no abate de árvores deve haver intervenção caso se justifique.


Acesso ao Ensino Superior que valorize mais do que exames e médias

Para o ensino superior o PAN propõe que o sistema de acesso “comece a ser pensado para valorizar outros fatores que não só o peso da média e dos exames do ensino secundário”. A candidata considera que “o peso dos exames e das médias é excessivo” e que conduz a que os jovens vivam “adolescências angustiadas” pela ideia de competição. Sandra do Carmo falou concretamente da prática desportiva, do trabalho comunitário e “o tipo de cidadania que tem”.


Um centro materno-infantil

No que respeita à maternidade Sandra do Carmo defendeu “que se construa, de raiz ou não, um centro maternoinfantil”. No entender da candidata, a resposta fundamental à questão da maternidade passa por “um centro com as valências necessárias para assegurar quer a saúde do bebe quer a saúde da mãe”.

A opção do Hospital dos Covões foi considerada vantajosa pela candidata do Pessoas-Animais-Natureza. Requalificar aquela infraestrutura dotando-a das valências pediátricas necessárias e dos cuidados destinadas à saúde da mãe, não vai agravar a situação do trânsito em toda a zona do CHUC, disse a cabeça de lista.


O Pessoas-Animais-Natureza tem atualmente um deputado, André Silva, eleito pelo circulo eleitoral de Lisboa. Um dos objetivos mais importanes do PAN é conseguir reunir um grupo parlamentar na Assembleia.

André Jerónimo

1
9
39
0
GMT
GMT
+0000
2019-12-09T09:39:39+00:00
Mon, 09 Dec 2019 09:39:39 +0000