12/09/19

Licínio Lopes: “Coimbra tem plena possibilidade de resolver o problema do alojamento estudantil”

O Alvorada de hoje (12) contou com o comentário à atualidade do professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC), Licínio Lopes.

O Reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão “recebeu” os novos estudantes através de uma mensagem vídeo publicada no Facebook da UC. O Reitor e antigo diretor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FMUC) destacou a história da universidade como elemento de distinção. Lícinio Lopes reforçou a ideia destacada por parte do Reitor e recordou a história da Universidade de Coimbra.

Um dos grandes destaques da receção ao caloiro 2019/2020 passou pela presença do Ministro do Ensino Superior, Manuel Heitor no estúdio improvisado da Rádio Universidade de Coimbra no pátio da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). Ladeado pelo Reitor, Amílcar Falcão e pelo Presidente da DG/AAC, Daniel Azenha, Manuel Heitor conversou durante largos minutos com a RUC. A situação do Ensino Superior, desde o alojamento à investigação marcaram as palavras do Reito. No inicio do mês o governo tornou públicos dados do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES). Do ano passado para este o alojamento para estudantes do ensino superior a custos regulados aumentou 4%, com mais 600 camas. Nenhuma dessas camas foi em Coimbra. Na opinião do docente da FDUC a cidade de Coimbra através de um esforço de colaboração institucional tem capacidade de resolver o problema por si própria.

A Universidade de Coimbra volta a estar presente no ranking mundial da Times Higher Education. No entanto a UC caiu na tabela em relação ao ano passado- Nos últimos dois anos a Universidade de Coimbra ocupava um lugar entre os 500 e 600 melhores. Segundo os dados divulgados a UC cai para o ranking seguinte entre o lugar 601-800. Licínio Lopes desvalorizou a queda no ranking e considera que a Universidade vai recuperar rapidamente no próximo ano. O professor da FDUC salienta contudo que é necessário que a Universidade analise as razões que levaram à queda no ranking.

As eleições legislativas portuguesas de 2019 vão decorrer no dia seis de outubro. Com as máquinas partidárias na rua, Licínio Lopes analisou o atual panorama política nacional. Na noite de quarta-feira foi transmitido mais um debate televisivo desta vez com António Costa e André Silva. No frente-a-frente o líder do PAN voltou a conseguir um debate quase só sobre matérias ambientais. Lícinio Lopes olha com naturalidade para o domínio das questões ambientais nos debates onde André Silva está presente. Para o professor de Direito Administrativo a defesa da causa ambiental é fundamental.

Tomás Cunha

1
8
49
0
GMT
GMT
+0000
2019-09-16T08:49:35+00:00
Mon, 16 Sep 2019 08:49:35 +0000