10/09/19

Reunião do Executivo: Proteção Civil em destaque no período de Antes da Ordem do Dia

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, no período de Antes da Ordem do Dia na reunião do executivo de ontem, dia 9 de setembro, alertou para os comportamentos “ilícitos” que assinalaram o desrespeito pelas orientações da Proteção Civil de não provocar chamas e lançar foguetes por parte de alguns cidadãos.

Adiantou que as equipas operacionais da Proteção Civil Municipal estão em alerta permanente e tem sido possível atuar de “forma atempada” e debelar danos, em situações que têm acontecido, cumprindo o estabelecido no Plano Municipal de Emergência Municipal. O presidente da CMC mencionou que no Aeródromo Municipal Bissaya Barreto em Coimbra estão estacionados meios aéreos e uma equipa terrestre dos Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR, para apoio às ocorrências do distrito ou a nível nacional.

A Agência Lusa divulgou esta manhã que o alerta especial vermelho de agravamento do risco de incêndio florestal que vigorava em vários distritos, entre os quais Coimbra vai terminar às 23:59 de hoje passando todo o continente a estar em alerta laranja, devido à diminuição das temperaturas até quinta-feira. O anúncio foi feito hoje pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, numa conferência de imprensa que decorreu nas instalações da proteção civil, em Carnaxide, distrito de Lisboa, ressalvando contudo que pode ser novamente decretado um novo alerta vermelho se as condições se agravarem a partir de quinta-feira.

Apesar do alerta vermelho terminar às 23:59 de hoje, o ministro assegurou que não vai haver um abrandamento do patrulhamento e da vigilância das florestas, contando para o efeito com o apoio das Forças Armadas.

Lembramos que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou o concelho de Coimbra no nível de risco de incêndio “Muito Elevado”, o segundo maior da escala de cinco, desde amanhã quarta-feira até à próxima sexta-feira dia 13.

Isabel Simões (com Lusa)

1
8
17
0
GMT
GMT
+0000
2019-09-16T08:17:33+00:00
Mon, 16 Sep 2019 08:17:33 +0000