10/09/19

Ministro Manuel Heitor conversa com a RUC: Receção ao Caloiro 2019/2020

Pelo segundo e último dia a Rádio Universidade de Coimbra emitiu em direto desde o Pátio das Químicas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) no Polo I.

O grande destaque da manhã na Rua Larga passou pela presença do Ministro do Ensino Superior, Manuel Heitor no estúdio improvisado no pátio da FCTUC. Ladeado pelo Reitor, Amílcar Falcão e pelo Presidente da DG/AAC, Daniel Azenha, Manuel Heitor conversou durante largos minutos com os jornalistas presenças. A situação do Ensino Superior, desde o alojamento à investigação marcaram as palavras do Reitor. No final houve ainda espaço para elogios à UC nesta época de receção ao novos estudantes da instituição.

Manuel Heitor começou a conversa com a Rádio Universidade de Coimbra por destacar o número de estudantes no Ensino Superior em 2019/2020. De acordo com o Ministério, metade dos jovens com 20 anos vão estar estão no Ensino Superior no ano letivo que agora começa.

Cerca de sete dezenas de estudantes universitários, todos voluntários têm a missão acompanhar os novos alunos ao longo da semana de matrículas na Universidade de Coimbra. Manuel Heitor destacou a importância dos alunos mais velhos na integração dos “caloiros”. O ministro deixou ainda elogios ao processo de integração realizado pela Associação Académica de Coimbra em parceria com a UC.

De acordo com os últimos números da plataforma online de arrendamento Uniplace, Lisboa, Porto e Coimbra são as cidades onde as rendas são mais caras. A renda média de um quarto na cidade de Coimbra é de 197 euros. Lisboa lidera o ranking com uma renda média de 367 euros, enquanto que no Porto, arrendar um quarto, custa em média 197 euros. No inicio do mês o governo tornou públicos dados do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES). Do ano passado para este o alojamento para estudantes do ensino superior a custos regulados aumentou 4%, com mais 600 camas. Nenhuma dessas camas foi em Coimbra. Manuel Heitor admite que o alojamento se tornou um problema e que por isso tem de ser combatido de forma pragmática. O ministro do Ensino Superior salienta contudo que se trata de um problema que não se resolve de um momento para o outro.

Daniel Azenha abriu o dia informativo no Alvorada

A versão final da revisão do Estatuto do Bolseiro de Investigação foi aprovada em Conselho de Ministros no passado mês de junho. O presidente da República promulgou de seguida o diploma mas a Associação de Bolseiros de Investigação Científica não deixou de contestar a medida. A revisão do Estatuto determina que os investigadores doutorados passem a ter como vínculo preferencial o contrato de trabalho e não a bolsa o que motivou críticas da ABIC. Para Manuel Heitor a revisão final foi o “culminar de um processo orientado para estimular a atividade científica”.

A RUC nos últimos 30 anos tornou-se o único órgão de comunicação social inteiramente composto e gerido por estudantes universitários. Questionado sobre a importância das atividades extracurriculares, Manuel Heitor recordou o seu passado enquanto atleta de Voleibol. O ministro do Ensino Superior destacou ainda a importância das atividades extracurriculares no processo de desenvolvimento de cada estudante.

A RUC emitiu desde o Pátio da FCTUC no Polo I

A Rádio Universidade de Coimbra é a mais antiga estação de rádio universitária em Portugal e está à procura de novos locutores, repórteres e técnicos de sons. Há quatro cursos à escolha: Locução/Realização, Informação, Técnica de Radiodifusão e Relatos RUC. No final da entrevista o Ministro foi convidado pela reporter Cátia Soares a juntar-se à RUC. O ministro não rejeitou a proposta e deixou ainda o convite para a RUC se juntar à sua comitiva para mais uma sessão da Ciência Vida.

Manuel Heitor é Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior desde 2015 depois da passagem nos Governos de José Socrates como Secretário de Estado responsável pelas áreas que agora tutela enquanto Ministro.

Tomás Cunha

4
13
07
0
GMT
GMT
+0000
2019-11-14T13:07:10+00:00
Thu, 14 Nov 2019 13:07:10 +0000