10/09/19

Daniel Azenha: “É sem dúvida uma receção única em todo o país”

Nos dois primeiros dias de receção aos novos estudantes da Universidade de Coimbra (UC), a RUC emitiu em direto desde o Pátio das Químicas da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC), no Polo I. Hoje (10), o comentário à atualidade do Alvorada esteve a cargo de Daniel Azenha, presidente da Direção Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC).

Daniel Azenha, presidente da Direção Geral da Associação Acadé

Os novos alunos da Universidade de Coimbra que fazem a matrícula de forma presencial, de um total de quase 3.100 aprovados, são recebidos por colegas dentro e fora do circuito de matrículas. Para o presidente da DG/AAC, este é um importante diferencial da UC.

Dentre os elementos que trabalham na receção, estão representantes do Conselho de Veteranos. A cultura da praxe, ao mesmo tempo, recebe fortes críticas e mantém-se como tradição. Por isso, precisa ficar clara para os caloiros, entende Azenha.

A DG/AAC terá eventos não ligados a praxe para que os estudantes aproximem-se, como a Semana Cultural nos Jardins da AAC. A Liga Académica também foi destacada como evento de integração.

Além do Conselho de Veteranos, representantes da Mesa da Assembleia Magna apresentam o funcionamento e a importância dessa estrutura para os estudantes.

A próxima Assembleia Magna ocorre no dia 25 de setembro, quando será apresentado o Orçamento da Queima das Fitas de 2018. Com a apresentação, a Direção Geral pode fechar o Relatório de Contas daquele ano e fazer a distribuição de verbas entre as secções.

Outro tema comentado por Daniel Azenha foi o acesso ao ensino superior, além do papel da ação social para a permanência dos alunos neste percurso.

A questão da moradia, que tem preços em alta em todo o país, também foi discutida. Conforme o presidente da DG/AAC, eles estão, junto da Reitoria da UC e da Câmara Municipal, a identificar um conjunto de edifícios para serem transformados em alojamento estudantil, apesar de ainda não haver informações sobre o número de vagas que poderiam ser criadas. Também referente à ação social, o presidente da DG/AAC refere que a Universidade prometeu incluir refeição social nas Cantinas Amarelas dentro dos próximos meses.

As eleições legislativas e o Encontro Nacional de Direções Associativas (ENDA) também foram temas tratados no comentário à atualidade do Alvorada desta terça-feira (10), disponibilizado na íntegra abaixo:

André Jerónimo e Bibiana Garcez

6
1
30
0
GMT
GMT
+0000
2019-11-16T01:30:41+00:00
Sat, 16 Nov 2019 01:30:41 +0000