9/09/19

Receção ao Caloiro 2019/2020 – Resumo do dia

Durante dois dias a Rádio Universidade de Coimbra emite em direto desde o Pátio das Químicas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) no Polo I. Hoje o comentário à atualidade do Alvorada esteve a cargo de Joaquim Norberto Pires, professor da FCTUC num programa especial que teve como principal tema o primeiro dia da receção ao caloiro 2019/2020.
O Reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão “recebeu” os novos estudantes através de uma mensagem vídeo publicada no Facebook da UC. O Reitor e antigo diretor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FMUC) destacou a história da universidade como elemento de distinção. Norberto Pires concorda que a história da UC concede uma imagem fortíssima à Universidade fora do país. Norberto Pires salienta contudo que a UC não pode viver exclusivamente dos mais de 700 anos de história.
Bibiana Garcez entrevista Sílvia Figueiredo
Durante a emissão RUC foram vários os convidados que passaram pelo estúdio improvisado no pátio da FCTUC no coração do Polo I da Universidade de Coimbra. Além dos locutores RUC vários estudantes e até funcionários da Universidade mais antiga do mundo falaram com a RUC. O programa “Sou o teu Toy” começou com uma entrevista com a diretora do serviço de gestão académica da UC, Sílvia Figueiredo. A entrevista conduzida por Bibiana Garcez começou com uma explicação de alguns números da semana das matrículas.
Um dos objetivos dos organizadores passa por receber os novos alunos de forma mais confortável possível tal como Silvia Figueiredo explicou aos microfones RUC
Uma das novidades da organização para a receção ao Caloiro 2019/2020 passa pela entrega de senhas aos “caloiros” que esperam pela sua vez para se matricular. Sílvia Figueiredo considera que a introdução do novo mecanismo permitiu a redução das filas junto à Faculdade de Medicina
Depois de Sílvia Figueiredo foi a vez do presidente do Núcleo de Estudante de Direito (NED/AAC), Pedro Marques Dias a marcar presença na emissão especial RUC. O estudante e presidente do núcleo da faculdade de direito mais antiga do país explicou a missão do NED em mais uma semana de receção ao caloiro.
O NED/AAC é uma estrutura representativa dos mais de 3000 estudantes de Direito da Universidade de Coimbra e tem como data de fundação o ano de 2000. O ano letivo 2019/2020 marca uma novidade no seio da faculdade com a criação de um novo pelouro denominado Gabinete de Inclusão. De acordo com Pedro Marques Dias, o objetivo do novo gabinete passa por oferecer uma alternativa à “integração praxistica”.
A Rádio Universidade emite desde a Rua Larga até amanhã, segundo dia da semana de receção ao caloiro da Universidade de Coimbra. E não se esqueça: Se quiser mais informações sobre os cursos da Rádio Universidade de Coimbra basta passar até amanhã pela Rua Larga ou então visite a sede da RUC (2º piso da AAC) entre as 14h e as 20h e inscreva-se num curso RUC e junte-se a nós! Inscrições abertas até 4 de outubro. Mais info em ruc.fm/ ou através 239 851 080 <strongtomás cunha
5
6
11
0
GMT
GMT
+0000
2019-12-06T06:11:20+00:00
Fri, 06 Dec 2019 06:11:20 +0000