4/09/19

Beer Science Talks juntam ciência a cerveja artesanal

O Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra convidou cientistas do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (III UC) para passarem um fim de tarde com o público em conversas informais sobre ciência acompanhadas de cerveja artesanal em mais uma edição do evento mensal “Beer Science Talks”.

Um dos convidados foi Carlos Fiolhais. O docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) esteve no Alvorada desta quarta-feira onde avançou que vai falar sobre a “História da Ciência na Universidade de Coimbra” e explicou alguns dos temas que vai abordar, como a vinda do matemático Pedro Nunes para Coimbra no século XVI ou a ida de Egas Moniz, futuro prémio nobel, para Lisboa.

No ano de 1537, o rei D. João III instalou definitivamente a Universidade em Coimbra. Carlos Fiolhais explicou que a ideia inicial era transferir a Universidade de Lisboa para Torres Vedras. Contudo de acordo com Carlos Fiolhais, os habitantes da cidade do Oeste recusaram a instalação da Universidade devido ao barulho provocado pelos estudantes.

Carlos Fiolhais trocou o lugar de físico e professor universitário por contador de histórias durante duas horas. Uma das histórias que Carlos Fiolhais contadas aos presentes nas Science Beer Talks envolve a transferência de Egas Moniz de Coimbra para Lisboa e de Pedro Nunes no caminho inverso.

Além de contar histórias Carlos Fiolhais teve como objetivo mostrar o que Coimbra tem a contar ao país sobre si própria. O físico e ensaísta frisou o papel que o Museu da Ciência pode ter na tarefa de valorizar a ciência

Depois do lançamento do livro “Pontos nos iii – Science Beer Talks”, no dia 9 de janeiro, a edição de Pontos nos iii – Science Beer Talks 2019 prosseguiu com a participação dos investigadores Manuela Grazina, Rui Lobo, Helena Freitas, Hermes Costa, Cristina Robalo Cordeiro, Jaime Silva, Paulo Trincão, Carlos Fiolhais, Jorge Paiva, António Pedro Pita e Pedro Proença e Cunha. 

Tomás Cunha

7
16
14
0
GMT
GMT
+0000
2019-12-15T16:14:54+00:00
Sun, 15 Dec 2019 16:14:54 +0000