2/09/19

Antero de Quental nos 20 anos da Alma Azul

A Alma Azul celebra em 2019 os 20 anos de atividade. O projeto criado por Elsa Ligeiro em Coimbra consiste na promoção de atividades culturais e na edição de revistas e livros, em especial os autores da lusofonia. A Alma Azul tem editado parte da obra de figuras como Fernando Pessoa, Raúl Brandão, Eça de Queiroz ou Machado de Assis. A fundadora falou dos objetivos que a editora sempre teve em mente.

A Alma Azul afirma trabalhar sempre em função dos leitores. Um dos marcos da editora é a coleção Literatura Portátil, com mais de 55 títulos publicados, entre poesia e prosa. Em 2019 têm sido divulgados vários passatempos, como o concurso fotográfico “20 Anos de Ródão”, a apresentar esta semana em Vila Velha de Ródão. Um outro exemplo é o convite aos cidadãos de Coimbra para apresentarem pequenas frases sobre Antero de Quental, que em Coimbra fez parte da Geração de 70. Elsa Ligeiro diz que a Alma Azul se revê neste idealismo jovem de Antero, agora que celebra 20 anos de atividade.

Apesar de criada em Coimbra, a Alma Azul tem uma forte atividade no interior, em Castelo Branco, Guarda, Fundão ou Covilhã. A fundadora fala na importância de promover a cultura no interior, até porque já existem várias associações de arte, teatro ou leitura no litoral.

Em junho de 2017, Eduardo Boavida, da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), revelou que os portugueses compram, em média, um livro por ano. O número não surpreende Elsa Ligeiro, da Alma Azul, para quem a edição em Portugal se transformou numa atitude “quase comercial”. De acordo com a editora, deve existir um esforço de todos na publicação de livros, em particular na aposta em novos nomes da literatura. Elsa Ligeiro resumiu o estado da edição de livros no país.

Em relação ao concurso Antero de Quental em Coimbra, os conimbricenses são convidados a criar frases sobre o escritor. Devem enviar para o e-mail da Alma Azul ( [email protected] ) até dia 11 de setembro, dia da morte de Antero de Quental. No final do mês vão ser divulgados os 20 vencedores do passatempo e cada um vai receber o livro “Coimbra de Antero”, escrito por Eça de Queiroz. Estes são os últimos 20 exemplares desta edição.

David Coelho

6
2
23
0
GMT
GMT
+0000
2019-11-16T02:23:44+00:00
Sat, 16 Nov 2019 02:23:44 +0000