21/08/19

APPACDM de Coimbra exibe “Filmes da Nossa Vida” escolhidos pelos utentes

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Coimbra vai realizar um ciclo de cinema ao ar livre, em colaboração com o Fila K Cine Clube. Durante as duas últimas semanas de agosto, de 21 a 30, é possível assistir à exibição completamente gratuita de obras cinematográficas na Casa de Chá do Jardim da Sereia.

A iniciativa “Filmes da Nossa Vida” engloba-se na celebração do 50.º aniversário da associação e segue o plano de apresentar uma actividade por mês. A presidente da APPACDM de Coimbra, Helena Albuquerque foi a comentadora do programa Alvorada da RUC de hoje (dia 21) e explicou como foram escolhidos os filmes a exibir.

As temáticas dos quatro filmes vão ser debatidas pelos utentes da associação e comentadas por personalidades convidadas.

Helena Albuquerque referiu que os utentes da APPACDM tem geralmente expectativas e ambições que não encontram espaço na sociedade. Por isso, ao analisar as escolhas, encontrou um denominador comum. Nos quatro filmes há situações de abandono ou isolamento cuja narrativa remata com um final feliz.

Até ao final do ano vão ocorrer mais iniciativas. Em setembro vai ser discutida a integração das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Helena Albuquerque afirma que a maior parte das quotas são preenchidas por pessoas com deficiência física face a pessoas com deficiência intelectual. A APPACDM pretende chamar empresários a uma mesa redonda para discutir a empregabilidade dos cidadãos com deficiência mental.

O Rei Leão, na versão original, vai ser exibido hoje às 21h, com a presença do coordenador do movimento Cidadãos por Coimbra, Jorge Gouveia Monteiro. No dia 23 o filme Homem Aranha vai contar comm comentário pelo maestro Virgílio Caseiro. Na última semana de Agosto vão ser exibidos os filmes de animação Dumbo, no dia 28 de agosto e À Procura de Nemo no dia 30. O psiquiatra José Luís Pio Abreu e o jurista e ex-presidente do ISCAC Manuel Castelo Branco vão ser, respetivamente, os convidados de cada sessão, que têm entrada livre.

Bernardo Baptista

4
13
08
0
GMT
GMT
+0000
2019-11-14T13:08:45+00:00
Thu, 14 Nov 2019 13:08:45 +0000