19/08/19

Projeto “Ópera no Património” regressa para terceira edição

O projeto “Ópera no Património” volta a apresentar este verão várias obras referenciais da História da Música em vários municípios da zona centro – Batalha, Leiria, Viseu, Pinhel, Vila Nova de Foz Côa e Coimbra.
A terceira edição do ciclo propõe a apresentação de óperas em versão cénica e de concerto e visitas guiadas e palestras ao património nacional. Desta vez, as obras apresentadas incluem Sansão e Dalila, Madame Butterfly, Stabat Mater de Pergolesi, Coros e o Requiem de Verdi.

Em entrevista à Rádio Universidade de Coimbra, o maestro José Ferreira Lobo, diretor artístico do ciclo, explicou a génese do projeto.

Depois dos três primeiros anos do projeto, o objetivo continua a ser divulgar a ópera, mas também do património cultural português. José Ferreira Lobo espera que estes objetivos continuem presentes nos anos vindouros.

Em jeito de balanço do ciclo passado da “Ópera no património”, o maestro destaca o estabelecimento de pontes com escolas de música e estudantes de todo o país.

A escolha das obras apresentadas tem também alguns critérios que envolvem a relevância para o público e a importância para a História da Música das peças apresentadas.

Mais uma vez o ciclo passa por Coimbra, a 14 de setembro, no Pátio das Escolas, com uma nova peça a ser apresentada em conjunto com coros de Coimbra.

Álem de Coimbra, o projeto já passou por Vila Nova de Foz Côa, seguindo agora por Pinhel, entre 22 e 25 de agosto, Leiria, entre 5 a 9 de setembro, Batalha, entre 19 e 22 de setembro, Viseu, entre 26 e 29 de setembro.

Joana Gomes

6
1
30
0
GMT
GMT
+0000
2019-11-16T01:30:35+00:00
Sat, 16 Nov 2019 01:30:35 +0000