19/08/19

Paulo Coelho: “Jovens são a peça mais importante do puzzle do combate às alterações climáticas”

O Alvorada de hoje (19) contou com comentário à atualidade da parte do professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) Paulo Coelho.

A Câmara Municipal de Coimbra discute hoje em reunião a abertura de concurso para obras de requalificação do Largo da Sé Velha, Quebra Costas e Beco da Carqueja. Paulo Coelho recorda que a obra vai ocorrer numa zona de conflito difícil de resolver entre o transporte automóvel e outros tipos de transporte. O professor diz que é preciso pensar o transporte e a mobilidade de forma global e sugere a criação de vias dedicadas a outros meios de transporte. Para o comentador, as ideias avançadas para a intervenção são certas.

O Movimento Somos Coimbra propõe a adesão de Coimbra à Aliança Europeia de Cidades pelas Árvores. Esta aliança tem por objetivo melhorar o uso das árvores nas cidades para fazer face ao triplo desafio “energia, clima e biodiversidade”.

Paulo Coelho concorda que é necessário melhorar a relação de Coimbra com as árvores. Para o professor da FCTUC, não se compreende que não haja árvores nas zonas de urbanização mais recente em Coimbra, o que “traria imensos benefícios” e “não seria tão complicado quanto isso”.

O Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) desconvocou a greve, e reúne amanhã com o patronato. Paulo Coelho diz que os serviços mínimos “maximizados” decretados pelo governo esvaziaram a greve. O professor da FCTUC elogia a capacidade de planeamento do governo.

A jovem sueca Greta Thunberg está a atravessar o Atlântico de barco para alertar para a ameaça das alterações climáticas e provar que há alternativas de transportes não poluentes aos voos comerciais. A viagem destina-se a participar numa conferência climática na Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque.

O comentador considera importante o simbolismo da iniciativa, já que tem pouco impacto de um ponto de vista prático. Para Paulo Coelho, os jovens são a peça mais importante do puzzle do combate às alterações climáticas.

António Calheiros

1
21
14
0
GMT
GMT
+0000
2019-10-21T21:14:48+00:00
Mon, 21 Oct 2019 21:14:48 +0000