14/08/19

Orçamento Participativo Jovem Portugal 2019 premeia proposta de cadete dos Bombeiros de Condeixa

Fotografia: Facebook dos Bombeiros de Condeixa

Diogo Filipe Machado de Almeida, bombeiro cadete de Condeixa-a-Nova é um dos vencedores da terceira edição do Orçamento Participativo Jovem Portugal 2019 (OP Jovem 2019 ).

A sessão de apresentação dos resultados do OP Jovem 2019 decorreu na última segunda-feira, dia 12 de agosto, no Centro Nacional Desportivo do Jamor em Lisboa.

O jovem cadete da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Condeixa viu o seu projeto ficar em sétimo lugar com a proposta: Fortalecer o Voluntariado – Bombeiro Jovem.

Os Bombeiros são uma paixão que tem desde pequeno, filho de bombeiro, o Diogo Filipe Machado de Almeida concorreu com uma proposta que pretende dar a conhecer as escolas de infantes e cadetes e conseguir que os jovens se interessem em serem bombeiros. À Ruc contou como surgiu a ideia de concorrer.

As escolas de infantes e cadetes existem em várias corporações de bombeiros do país. Um dos objetivos da proposta foi dá-las a conhecer.

O projeto destina-se a jovens de idades compreendidas entre os cinco e os dezasseis anos, e tem como intenção o apoio na aquisição de material escolar para todos os jovens com estas idades que estejam inseridos no Corpo de Bombeiros do Município. A proposta pretende ainda apoiar a inserção dos jovens nos bombeiros voluntários. A aquisição de fardamento específico é um dos exemplos mencionados. O jovem cadete explica porquê.

São sete as corporações onde o projeto vai ser implementado: Condeixa-a-Nova, Lagares da Beira, Serpins, Montemor-o-Velho, Figueira da Foz, Soure e Pampilhosa da Serra. Diogo Almeida lembra que todos trabalham “para o mesmo” e que têm igual “objetivo” pelo que sentiu a importância de falar com outras corporações para, no caso de vencer, o prémio ser dividido por todos. Com a vitória, os 90 mil euros atribuídos do prémio vão ser divididos pelas sete corporações.

O candidato a bombeiro dá exemplos de actividades em que os jovens que frequentam as Escolinhas de Infantes e Cadetes podem participar nas corporações de bombeiros.

Diogo Filipe Machado de Almeida vai frequentar o décimo ano no próximo ano letivo. Deixa um apelo aos outros jovens para que procurem as corporações de bombeiros das suas localidades para que sintam orgulho em ser um deles.

Em primeiro lugar no Orçamento Participativo Jovem Portugal 2019 ficou um projeto do Algarve, Portugal ECOntigo, da jovem Filipa Silva classificado na categoria Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Pode ouvir a entrevista completa aqui:

Isabel Simões

6
10
30
0
GMT
GMT
+0000
2019-08-24T10:30:14+00:00
Sat, 24 Aug 2019 10:30:14 +0000