8/08/19

Barbosa de Melo: “Desta vez o Governo parece mais preparado [sobre greve dos camionistas]”

O comentário à atualidade no Alvorada de hoje (8) ficou a cargo do docente da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e ex-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, João Paulo Barbosa de Melo.

A deputada independente, pelo Partido Social Democrata (PSD), Margarida Mano, está em grande entrevista no diário As Beiras desta quinta-feira. Com trinta anos de idade foi convidada pelo reitor da Universidade de Coimbra para administradora da Universidade de Coimbra (UC), viria depois a ser vice-reitora na instituição a convite do reitor João Gabriel Silva. Durante a legislatura que vai terminar em 6 de outubro deixou o cargo na UC para assumir o lugar na Assembleia da República. Nas próximas Eleições Legislativas, Margarida Mano, já não é candidata a um lugar no Parlamento.

Barbosa de Melo afirma ficar “triste” por uma pessoa com “qualidade” deixar de representar os portugueses e revela que apesar de “algumas movimentações”, dentro do seu partido (o PSD), no sentido de a ainda deputada se manter na próxima legislatura, as mesmas não tiveram sucesso.

O jornal Público da última terça-feira, dia 6 de agosto, publicou uma reportagem de Camilo Soldado que dá conta de que “três anos depois das cheias, o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha ainda espera por obras”. O jornal apurou que o concurso lançado por 350 mil euros, em fevereiro de 2019, ficou sem concorrentes e que vai ter de ser agendado um novo concurso, em princípio pelo valor de 650 mil euros. Um pouco por todo o país alguns dos concursos públicos têm ficado sem concorrentes ou quando escolhida a proposta vencedora, a empresa que a protagoniza passa por dificuldades e abre falência.

O docente da FEUC lamentou que a obra que “custou uns belos milhões de euros” aos portugueses fique a aguardar a resolução de um problema técnico e propôs soluções.

Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e Clube de Futebol União de Coimbra (CFUC) reclamam em Tribunal a posse do pavilhão sede do CFUC, situado na Rua Infanta Dona Maria. O Diário de Coimbra (DC) desta quinta-feira dá-nos conta da decisão favorável ao Clube de Futebol União de Coimbra, por parte do Tribunal Cível de Coimbra. Ao DC a CMC informou que pretende recorrer da decisão. Barbosa de Melo afirma que quer “seja do União ou da Câmara tanto faz aos Conimbricenses desde que sirva as pessoas” e para que tal aconteça torna-se necessário saber de quem é a estrutura desportiva, disse.

O vice-presidente do Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas, Pedro Pardal Henriques é, segundo o Diário de Notícias online, “candidato a deputado pelo partido de Marinho e Pinto”. Advogado mas não camionista, Pardal Henriques tem sido um dos protagonistas do conflito que opõe motoristas a empresas da área.

O comentário à atualidade passou ainda pela greve dos motoristas de mercadorias agendada para a próxima segunda-feira, dia 12 e pela conferência de imprensa de ontem em que o Governo comunicou o plano dos serviços mínimos.Segundo Barbosa de Melo, “desta vez o governo parece mais preparado para o que possa vir a acontecer”, ao contrário do que aconteceu há quatro meses.

A propósito dos atentados perpetrados nos Estados Unidos da América (EUA) na Califórnia, Texas e Ohio e que causaram mais de três dezenas de mortos, a lei das armas americana e a forma como o presidente americano, Donald Trump, comunica com os americanos e com o resto do mundo esteve também em análise pelo comentador.


A atualidade passou ainda pela opinião do comentador sobre o trabalho político desenvolvido por Elisa Ferreira e Pedro Marques, dois socialistas com experiência governativa e que conhecem o Parlamento Europeu (PE), Pedro Marques liderou a candidatura de 2019, Elisa Ferreira esteve no PE de 2004 a 2016. O primeiro-ministro António Costa indicou os dois nomes à nova presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para que esta possa escolher, se assim entender, um comissário português.

Pode voltar a ouvir o comentário na íntegra aqui:

Isabel Simões

6
8
55
0
GMT
GMT
+0000
2019-08-24T08:55:19+00:00
Sat, 24 Aug 2019 08:55:19 +0000