5/08/19

Ana Maria Ramalheira: “Cada vez mais (…) o verde está na moda”

O comentário à atualidade no Alvorada de hoje (5) ficou a cargo da professora da Universidade de Aveiro, e membro da Associação de Defesa e Apoio da Vida, Ana Maria Ramalheira.

De olhos postos nas agendas políticas dos partidos que se preparam as as eleições legislativas a 6 de outubro, Ana Maria Ramalheira conta como “o verde está na moda”, mas, ainda assim, olhando para Portugal, conta como nota uma falta de incentivos para adoção de comportamentos mais amigos do ambiente pelas autarquias, e compara com a Alemanha.

O Governo autorizou a contratação de mais de 1.400 profissionais para os hospitais, para repor a capacidade de resposta que tinha sido afetada com a passagem às 35 horas. Em declarações à Lusa, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, disse que com a medida “fica definitivamente reposta a capacidade que tinha sido afetada com a passagem para as 35 horas”. Para a comentadora isto não passa de uma medida de preparação para legislativas que, na prática, não vai ter efeito porque ninguém quer trabalhar no Serviço Nacional de Saúde nas condições em que existe.

Os últimos dados divulgados sobre Educação confirmam preocupações da FENPROF sobre o envelhecimento dos professores no ativo, bem como a redução do número de alunos no sistema. Para a professora da Universidade de Aveiro é um problema que afeta todo o Ensino português, até no Ensino Superior. Mas ressalva que os professores mais velhos são importantes, e relembra o trabalho de mentoria que têm com os professores mais novos aquando da sua entrada no mundo da docência.

De olhos postos nos Estados Unidos da América: várias figura do Partido Democrata admitiram que ataques como o que ocorreu no sábado na cidade texana de El Paso, perto da fronteira com o México, e que resultou na morte de 20 pessoas, são consequência da promoção de um discurso de ódio perpetrado pelo atual presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump. Ana Maria Ramalheira concorda, acrescenta que Trump tem um discurso xenófobo, e compara-o ao antigo presidente Barack Obama.

Pode ouvir o comentário na íntegra aqui:

Cátia Soares

6
10
24
0
GMT
GMT
+0000
2019-08-24T10:24:15+00:00
Sat, 24 Aug 2019 10:24:15 +0000