1/08/19

José Augusto Bernardes: “Tudo o que é extenso desqualifica a intensidade”

O comentário à atualidade no Alvorada de hoje (1) ficou a cargo do professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), antigo diretor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC), José Augusto Bernardes.

Recuperámos a notícia da apresentação pública da Semana Cultural da Universidade de Coimbra (UC) que volta em 2020 com um novo modelo temporal e um tema, para o comentador, desafiante para a cidade – Ousadias. José Augusto Bernardes acredita que diminuir o tempo das atividades da Semana Cultural é positivo e parabenizou a UC pela decisão.

E questionado sobre como poderia a BGUC integrar o tema proposto; como poderia a Biblioteca Geral ser (mais) ousada? José Augusto Bernardes diz que o desafio está em ousar que os estudantes frequentem mais o espaço, e pesquisem cada vez mais e melhor.

Ficou ainda a recomendação, dedicada aos ouvintes, a visitarem a exposição “Os Lusíadas – Utopias de Luz e de Sombra na ilha dos amores”, integrada no 11º Festival das Artes de Coimbra, patente na Sala de São Pedro até amanhã.

Esta semana foi marcada pela cerimónia de tomada de posse de novos professores catedráticos da UC. Jorge Dias, da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC), Jónatas Machado e José Manuel Aroso Linhares, da Faculdade de Direito (FDUC), e Marta Teixeira Anacleto, João Gouveia Monteiro e Margarida Sobral Neto, da Faculdade de Letras da (FLUC) são os mais recentes professores catedráticos da mais antiga universidade portuguesa. Na cerimónia o Reitor da UC, Amílcar Falcão, deixou a promessa de que, até 2023, a Universidade teria 50 por cento de “professores associados e catedráticos. Sobre este aumento, o comentador acredita que é um momento positivo para a Universidade que, pelo feito, demonstra um investimento nos seus profissionais.

Antes do programa terminar, José Augusto Bernardes pediu a palavra para lançar uma sugestão aos ouvintes da Rádio Universidade de Coimbra neste início de mês que significa, para muitos, início de férias: ler. Mas uma leitura com significado.


Pode ouvir o comentário na íntegra aqui:

Cátia Soares

6
9
41
0
GMT
GMT
+0000
2019-08-24T09:41:07+00:00
Sat, 24 Aug 2019 09:41:07 +0000