31/07/19

Citemor em Montemor-o-Velho até 17 de agosto

Foto de Citemor

Arranca amanhã (1) mais uma etapa do Citemor, desta vez no Teatro Esther de Carvalho. O festival de Montemor-o-Velho regressa a casa, depois de nos últimos meses ter passado por Coimbra e pela Figueira da Foz. A ligação das três cidades tem sido uma aposta cada vez maior do “mais antigo festival de teatro do país”, que já vai na sua 41ª. Edição. Em entrevista ao programa Culturama, o diretor artístico, Armando Valente, falou da componente itinerante do evento.

A escolha das três cidades não vem ao acaso. Nas palavras de Armando Valente, há grandes falhas na Região Centro ao nível da articulação entre as localidades, bem como do aproveitamento das suas valências culturais, históricas e geográficas.

O Citemor arrancou em finais de julho. Amanhã e sexta-feira o festival faz-se a três línguas, com “Triste in English From Spanish”, o mais recente trabalho de Sónia Baptista. A tristeza é o tema central do espetáculo de dança, que estreou em 2017, na Culturgest.

A programação deste ano divide-se entre peças repetidas e projetos criados de raiz para o festival. Exemplo disso é espetáculo da coreógrafa e bailarina espanhola Rocío Molina, que encerra o Citemor e resulta da sua residência criativa em Montemor-O-Velho. De acordo com o diretor, o Citemor foi sempre um “festival de criação”, sendo esta componente parte da identidade da programação.

Rodrigo Garcia, Miguel Borges e Teatro do Vestido são algumas propostas do Citemor para as próximas semanas. Este ano voltam a não existir preços. É o espectador que define o que quer pagar pelo bilhete, de acordo com a sua disponibilidade e expectativas. Uma “medida inclusiva” que, por enquanto, não tem prejudicado o festival.

“Triste in English From Spanish” está em cena amanhã e sexta-feira, às 10 e meia da noite, no Teatro Esther de Carvalho, em Montemor-o-Velho. Relembramos que a 41ª. Edição do Citemor termina a 17 de agosto, com Rocio Molina.

Teresa Borges

6
10
15
0
GMT
GMT
+0000
2019-08-24T10:15:57+00:00
Sat, 24 Aug 2019 10:15:57 +0000