30/07/19

Romeu e Julieta encerra temporada do Teatrão

Foto de O Teatrão

É com as palavras de William Shakespeare que o Teatrão se despede da temporada 2018/2019. A história de Romeu e Julieta encerra o programa do “Manobras de Cena” que, ao longo do ultimo mês, mostrou ao público de Coimbra o trabalho das Classes de Teatro da companhia. O grupo, que sobe hoje (30) ao palco da Oficina Municipal do Teatro (OMT), é apenas uma de 10 classes de alunos, como explicou à RUC a diretora artística do Teatrão, Isabel Craveiro.

As apresentações do Serviço Educativo iniciaram em junho. Os textos retratados estão sempre relacionados com os temas estudados no curso. No entanto, explica a diretora, tentam, de igual forma, acompanhar as áreas abordadas pela companhia na presente temporada

A história de amor mais conhecida da literatura é contada por um grupo de alunos do Teatrão que, na sua curta carreira teatral, já carregam experiências como Punk Rock, de Simon Stephens, em 2016, e o Doente Imaginário, de Moliére, que estreou há dois anos. Apesar de existirem diferentes níveis de trabalho, fruto da constante evolução das turmas de iniciação, muitos dos alunos já trabalham os textos de forma independente e produzem projetos de “relativa qualidade”, nas palavras de Isabel Craveiro. Para a diretora artística, este aspeto é prova do papel do Serviço Educativo, bem como da sua ligação à cidade e ao público de Coimbra.

A peça encerra a temporada 2018/2019 do Teatrão, que volta a abrir as portas em setembro. As Classes de Teatro arrancam em outubro. No entanto, as inscrições para o próximo ano já se encontram abertas e podem ser realizadas na página da companhia.
Nos últimos anos, os grupos têm sido constituídos cada vez mais um público jovem. É algo que Isabel Craveiro atribui às caraterísticas de comunidade do projeto

Romeu e Julieta está em cena uma última vez às 19 horas, na OMT. O Teatrão vai de férias durante os próximos meses. Relembramos que as inscrições para as Classes de Teatro estão abertas até 16 de setembro.

Teresa Borges

1
19
53
0
GMT
GMT
+0000
2019-10-21T19:53:27+00:00
Mon, 21 Oct 2019 19:53:27 +0000