25/07/19

A Universidade de Verão da UC mostrou a cultura que a Academia guarda

A Universidade de Verão organizou, nos jardins da Associação Académica de Coimbra (AAC), uma Feira Cultural que deu a conhecer as secções da casa aos futuros estudantes da Universidade de Coimbra.

A atividade ao ar livre contou com bancas das secções de Fado, Grupo Ecologico, Secção de Defesa dos Direitos Humanos, RUC, S.O.S Estudante e Secção Experimental de Yoga. Divididos em grupos, os estudantes foram apresentados as diversas bancas nos jardins para conversas animadas e informais. A coordenadora geral das relações externas da DG/AAC, Cláudia Joaquim, avaliou como positiva esta que foi a primeira atividade da Universidade de Verão direcionada à interação entre os estudantes e as secções culturais da AAC.

Os eventos promovidos pela Universidade de Verão buscam envolver estudantes de todas as regiões do país nas atividades culturais, educativas e desportivas. Rosarinho, de 17 anos, está na sua primeira Universidade de Verão e destaca de entre as atividades que participou, o Dr. Why, jogo de perguntas entre equipas, e ainda o concerto da orquestra de Coimbra. A estudante considera que estas actividades são importantes para os alunos do secundário conhecerem a cidade, e ajudam na definição do curso superior quedesejam ingressar.

A Secção de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH) procurou, nas conversas promovidas, expor o trabalho da área, promover um debate acerca do que são os direitos humanos e explicar a sua aplicação nas diversas áreas de estudo. A presidente da secção, Luiza Ambrosio, comentou à RUC que o desafio para os sócios da secção foi o de interligar os direitos humanos a outras áreas do saber.

Com jogos que envolveram mímica e roleta, a S.O.S Estudante entreteu os futuros estudantes, além de dar a conhecer o trabalho da secção. Ana Oliveira, associada, realçou a importância de apresentar as ofertas extra-curriculares promovidas pela AAC, em conjunto com a Universidade de Verão, de forma a apresentar aos futuros estudantes que vida há para além da academia.

A Universidade de Verão recebe para além de portugueses, estudantes de outros países como o Brasil ou até a Bélgica. A iniciativa de internacionalização da UC é uma das bandeiras levantada pela instituição nos ultimos anos. Um objetivo importante na visão de Raquel, estudante brasileira, que participa nas atividades.

A edição de 2019 conta com menos participantes em relação à edição do ano passado. A coordenadora, Cláudia Joaquim, explica que apesar estão 385 alunos presentes, apesar de terem sido cumpridas 670 inscrições. Existiram algumas desistências perto do prazo final final das inscrições, o que impossibilitou a convocação de outros estudantes.

A coordenadora geral das relações externas da DG/AAC revelou os pormenores da programação da Universidade de Verão.

A Universidade de Verão de 2019 acontece até dia 26 de julho e destina-se a estudantes a partir do 9º ano, com intuito de oferecer uma experiência da vida académica de Coimbra.

Tom Barth

1
20
21
0
GMT
GMT
+0000
2019-10-21T20:21:47+00:00
Mon, 21 Oct 2019 20:21:47 +0000