22/07/19

Universidade de Verão da UC pretende seduzir 400 estudantes para a cidade

Foi assim (escutar som abaixo) que arrancou ontem a Universidade de Verão da UC 2019, no Pátio das Escolas. Para 400 estudantes do ensino básico, desde o 9º ano da escolaridade, a Universidade de Coimbra, em parceria com a Associação Académica de Coimbra (AAC), apresenta, pelo 11.º ano, um programa que inclui atividades lúdicas, culturais e desportivas com o objetivo de captar futuros estudantes do ensino superior para a instituição.

No discurso da cerimónia de abertura, o presidente da Direção Geral da AAC, Daniel Azenha, destacou o papel da UC na construção e no desenvolvimento do país e a importância da associação que lidera no apoio aos estudantes do ensino superior, na cultura e no desporto.

A vice reitora Cláudia Cavadas começou por agradecer a todos os docentes, não docentes e monitores, em particular às Câmaras Municipais e à AAC.

A edição deste ano reflete a internacionalização da UC, uma das bandeiras dos últimos anos, constatada pela participação de estudantes oriundos do Brasil e estudantes portugueses emigrados na Alemanha e na Bélgica. A terminar o discurso de abertura, a vice reitora deixou uma mensagem aos participantes.

Em declarações à RUC, Daniel Azenha reforçou as mais valias da parceria entre a AAC e a UC na realização da Universidade de Verão. Referiu a importância de ter estudantes a conhecer de perto conhecer as mais valias da UC e da cidade e, em particular, de conviverem desde já com a comunidade académica, na figura dos monitores.

O presidente da DG/AAC reforçou a aposta nas atividades culturais. Ao contrário da prática de desporto que muitas vezes é a continuação da prática de uma atividade já feita na zona de residência, a atividade cultural exige uma maior aproximação e atenção da comunidade que entra no ensino superior.

O dia de ontem ficou marcado pela receção e pela apresentação dos monitores e dos colegas. Hoje, os participantes começaram já conhecer os espaços da UC, como salas de aulas e laboratórios e também o edifício da AAC na Padre António Vieira.

A 11.ª edição Universidade de Verão decorre até ao dia 26 de julho. A agenda prevê um roteiro transversal pelas oito faculdades da UC, pelos vários pólos de investigação integrada nas 21 áreas do saber, assim como um arraial e uma Serenata.

Bernardo Baptista

3
16
11
0
GMT
GMT
+0000
2019-10-23T16:11:26+00:00
Wed, 23 Oct 2019 16:11:26 +0000